O aumento do consumo de vídeo vem transformando as estratégias dos players de mídia e anunciantes. Conforme pesquisa da Kantar Ibope Media em parceria com a Research The Media, aponta que, com o crescimento dos streamings e daqueles específicos das Smart TV’s, surgem novos caminhos publicitários e modelos de divulgação de conteúdo a serem explorados.

Esta mesma pesquisa aborda um ponto muito importante, como o aumento da utilização de recursos e funções “smart” durante a pandemia. Os consumidores passaram a explorar mais as funcionalidades do que estava ao seu alcance no cotidiano, como as Smart TV’s, o que também influenciou o aumento do consumo de streamings. E foi este fato que gerou o ponto de virada na introdução e utilização da Smart TV.

Desde então o formato de vídeo vem dominando cada vez mais as plataformas, o marketing e, principalmente, o dia a dia das pessoas. Esta tendência já era inevitável a 3 anos atrás, agora a aceleração do meio digital acontece em todos os setores da economia, como o rápido desenvolvimento de e-commerces.

Uma das principais razões da ágil disseminação dos vídeos nos últimos anos, foi a necessidade de contato com o mundo externo, continuar desenvolvendo a conexão mesmo a distância. Neste cenário, o vídeo se tornou rapidamente a estrela da comunicação e do marketing digital, e ainda há muito para ser explorado neste meio.

Ao mesmo tempo, iniciam-se novos modelos de publicidade e propaganda, como a exibição de anúncios em telas iniciais e menus, por exemplo. Com o crescimento e domínio das Smart TV’s, os consumidores passam mais tempo em ambientes sem nenhum tipo de anúncio, por isso foi necessário experimentar novas formas de anunciar.

Atualmente, não há estratégia de marketing de conteúdo bem sucedida sem o vídeo. Estamos vivendo o “século do vídeo”, que demanda conhecimento para seu uso gerar resultados de qualidade. Não conhecer ou reconhecer as dinâmicas de produção do vídeo, o seu potencial para atrair e manter audiência, as possibilidades que abre em termos de distribuição e monetização de conteúdos, em uma economia digitalizada, é estar fora do jogo – e de um jogo bilionário.

Diante dessa movimentação, o relatório também aponta a integração da publicidade e do conteúdo por meio de patrocínios, product placement e branded content – o que é uma ótima oportunidade para a publicidade.