Copywriting é a produção de textos que têm como intuito aumentar as vendas e conversões. São textos persuasivos e costumam ser veiculados por e-mail, anúncios, catálogos, sites, entre outras opções.

Quando uma marca usa essa ferramenta, seu objetivo é convencer o público-alvo de alguma coisa, através das palavras.

Para isso, é necessário encantar o leitor e fazer com que ele siga as ações que a empresa destaca. Mas só é capaz de fazer isso quem já domina a prática e possui as habilidades necessárias para desenvolver um bom copywriting.

O primeiro passo para isso, é compreender que os conteúdos publicados fazem toda a diferença nas estratégias de marketing que o negócio adota.

Copywriting

O copywriting é a produção de materiais que têm o objetivo de convencer o leitor a realizar alguma ação. Seu desenvolvimento usa gatilhos que os tornam mais persuasivos e que despertam o interesse do leitor, aumentando vendas e conversão.

Ele é diferente da redação publicitária, porque traz um chamado para ação (CTA) mais forte, ao contrário dos conteúdos comuns, que se comportam de maneira mais sutil.

Essa estratégia é ideal dentro do Inbound Marketing em processos de venda que dependem de maior persuasão. A escrita publicitária, por sua vez, tem como foco as vendas diretas.

Todavia, uma empresa de construção e reforma pode usar as duas práticas de maneira complementar, pois suas abordagens se misturam.

O objetivo do CTA é fazer com quem o leitor realize alguma ação, como baixar um conteúdo, acessar outros materiais, e etc. Esse também é o objetivo do copywriting, visto que ele prende a atenção do visitante e o convence a seguir as instruções sugeridas.

Isso é viável porque ele educa e capacita a persona a respeito de algum produto ou serviço, deixando claro que as soluções oferecidas por uma marca são as melhores do mercado.

Técnicas de copywriting

  • Conhecer o público-alvo

Qualquer empresa precisa saber para quem está escrevendo, para que assim possa atrair acessos. O primeiro passo é definir a persona, levando em conta as informações reais, como: idade, sexo, ocupação, interesses, hobbies, entre outros.

Essas são informações relevantes que permitem entender o perfil de quem vai consumir os conteúdos e o comportamento dessas pessoas.

É assim que a produção será devidamente direcionada aos clientes em potencial, fazendo uso de uma abordagem coerente e que facilite as conversões.

  • Conectar-se com o leitor

Se a empresa cria conexão com seus leitores, consegue estabelecer uma relação de confiança entre eles.

Quando estiver planejando o conteúdo, considere quais estratégias você precisa adotar para fazer com que o visitante sinta que o material foi feito para ele.

  • Tom de voz e linguagem adequados

É indispensável saber qual tom de voz e linguagem você vai usar em seus conteúdos, e isso será possível assim que você souber quem é a sua persona.

  • Usar verbo de ação

Precisamos provocar no leitor o senso de urgência, ou seja, a sensação de que se ele não aproveitar uma oportunidade agora, provavelmente não haverá outra igual.

  • Criar bons títulos

O título é o primeiro contato com o visitante e também um fator importante para os motores de busca, como o Google.

Bons exemplos são aqueles que começam com números, que sugerem uma pergunta, apresentam claramente o tema, e no final, fazem uma chamada.

Independente mente do tipo escolhido, ele precisa ser direto, mostrando claramente qual é o assunto que será abordado ou a dúvida que irá esclarecer.

Não deve passar de 60 caracteres, pois assim, você garante que ele apareça completo no ranking da pesquisa.

  • Fazer comparações

O uso de analogias e metáforas é uma prática antiga da humanidade e ela funciona muito bem porque as pessoas são mais receptivas às informações familiares.

Isso porque precisamos fazer um esforço muito grande para compreender um assunto grande do que quando precisamos fazer isso com algo que já conhecemos.

Também fica mais fácil para o cérebro memorizar alguma coisa quando elas são conectadas a bons exemplos.

Observação: evite fazer comparações diretas com a concorrência ou diminuir as soluções que elas oferecem. Não é uma atitude ética.

  • Trabalhar a persuasão

A persuasão é o ponto chave do copywriting, por isso, fabricante de acessórios de banheiro cromado, por exemplo, deve trabalhar alguns fatores para ser mais convincente.

A reciprocidade é quando você oferece algo de valor em troca da atenção do leitor, a prova social são depoimentos de clientes, a afeção demonstra que você já vivenciou a necessidade do consumidor, e a autoridade mostra que sua marca sabe o que faz.

Vantagens do copywriting

A necessidade pode ser explicada tendo como base os benefícios que essa estratégia traz. Exemplo disso é a alta qualidade dos textos que a sua marca passará a oferecer ao público-alvo.

Por exemplo, imagine que este texto que você está lendo fosse mal estruturado, cheio de erros ortográficos e com uma linguagem que não tem relação com você? Que imagem você formaria em sua cabeça?

Com o copywriting isso não acontece, visto que ele, prima pela qualidade do material, especialmente, para que os objetivos sejam alcançados.

Com a produção de texto bem pensada, fica mais fácil fazer com que o seu canal apareça nos primeiros resultados de pesquisa, o que aumenta a visibilidade de sua marca.

Fonte: Jornal Montes Claros