Os últimos cinco anos de uma empresa são de extrema importância, principalmente para os pequenos negócios. E ter registrado todos os tributos pagos durante esse período faz uma grande diferença.

Isso porque existem aproximadamente quatro trilhões de créditos a serem recuperados junto à Receita Federal, sendo boa parte provenientes de micro e pequenas empresas.

A revisão tributária trata de focar justamente nesses cinco anos na procura por irregularidades e eventuais valores a serem recuperados pelo contribuinte.

Confira como funciona a revisão tributária:

  • O que posso encontrar?

Há três possibilidades. A primeira são tributos pagos a menos. Nesse caso, recomendamos que seja feito o pagamento dos débitos em atraso para que não haja o enquadramento sob o crime de sonegação fiscal.

Há, também, a chance de serem encontrados tributos pagos a mais, sob a forma de créditos tributários recuperáveis. Ou seja, é possível reaver o valor pago em excesso. É essa parcela que compõe a quantidade de 4 trilhões mencionada acima.

Por último, existe a possibilidade de toda a escrituração fiscal do seu negócio estar em dia e nada ser encontrado.

  • O que são créditos recuperáveis?

Para compreender, primeiro é necessário estabelecer o que são créditos tributários.

Em síntese, eles são os valores que os sujeitos ativos da obrigação tributária podem exigir dos sujeitos passivos.

Ao pagar tributos a mais, uma empresa tem direito aos créditos recuperáveis, que são os valores que os sujeitos passivos podem reaver na esfera administrativa.

  • Como realizar a revisão tributária?

Na revisão tributária são analisados os últimos 60 meses de escrituração fiscal da empresa em busca de valores que possam ser recuperados.

Vale lembrar que cerca de 75% das micro e pequenas empresas possuem créditos a ser recuperados.