Após seis meses de negociações, a Rede SIM confirmou ontem a compra da distribuidora Charrua e outras duas marcas do grupo criado pela família Eckert. A operação ainda depende do aval do Conselho Administrativo de Defesa Econômico (Cade), que deve ser emitido em dez dias. Com a aquisição, a empresa da Serra Gaúcha atuará em mais de 400 postos de combustíveis no Sul do país.

O valor da negociação não foi informado, mas deve incrementar R$ 2,5 bilhões no faturamento anual da SIM, agora projetado para R$ 12 bilhões. Os novos administradores também comunicaram que vão manter a marca Charrua e assumir a gerência de três postos em Lajeado, dois às margens da ERS-130 e outro no bairro Florestal.

Conforme o presidente da SIM, Neco Argenta, a compra da Charrua é uma etapa importante para a expansão da rede de postos e amplia a presença estratégica no mercado. “É uma revenda consolidada e toda a tradição da marca criada pelo Elvidio Eckert deram a segurança necessária para consolidar o negócio.”

Além da Charrua, neste ano, Argenta também efetivou a compra da Querodiesel, de Canoas, e a Destra, de São Paulo. “Estamos em um processo importante de crescimento e ao mesmo tempo queremos manter a identidade de empresas que têm toda uma história envolvida”, destaca.

Com o propósito de manter as características de cada operação, a rede vai permanecer com as estruturas administrativas. A gerência executiva continuará com Dag Cremer, que atuava como diretor executivo do Grupo Charrua e, Luiz Henrique Merello, será o responsável pela direção comercial.

Em comunicado para funcionários e revendas, a família Eckert reiterou que vai manter o Grupo Arco Brasil, constituído pelas empresas Transportadora Arco, Arco Gás e Charrua Gás. A venda da distribuidora e das marcas responsáveis pela entrega de diesel são consideradas estratégias para avançar no mercado nacional de gás.

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