A carga tributária em 2022 foi de 33,71%, de acordo com estimativa do Tesouro Nacional. Esse é o maior resultado na série histórica do Tesouro, iniciada em 2010.
O número representa um avanço de 0,65 ponto percentual do PIB em relação ao resultado de 2021. A estimativa do Tesouro, no entanto, não é o dado oficial sobre carga tributária do Brasil, que é de responsabilidade da Receita Federal.
A conta do Tesouro é para a carga tributária bruta, que engloba União, estados e municípios. Em 2022, o número foi de 33,71%, ante 33,05% do último ano.
O levantamento do Tesouro mostra como foi o avanço da carga tributária por esfera. O governo federal teve aumento de 0,86 p.p. na carga tributária, mesmo com redução de alíquotas em tributos como o IPI e o PIS/Cofins. Os municípios avançaram em 0,14 p.p de 2021 para 2022. Já os estados tiveram uma redução de 0,34 p.p., o que reflete os cortes das alíquotas de ICMS, principal imposto estadual, que foram reduzidas para os principais itens de arrecadação, como energia elétrica e combustíveis.
Fonte: Agência O Globo.
Sobre o Grupo Studio
Fundada em 1996 na cidade de Porto Alegre/RS, a Monteiro & Saran, tradicional escritório de advocacia empresarial deu início ao Grupo Studio.
Partindo de uma ideia visionária e das necessidades de seus clientes de ter um resultado rápido e rentável, em 1998 o fundador José Carlos Braga Monteiro adotou um novo conceito no âmbito contábil, criando a Studio Fiscal.
Desvinculada da Monteiro & Saran, a Studio Fiscal surgiu para atuar no ramo de consultoria tributária em esfera administrativa através do sistema de franquias atingindo em 2017 o marco de 160 unidades e mais de 4000 empresas atendidas.
O Grupo Studio desenvolveu outras verticais de negócio, visando reduzir custos, aumentar performance e manter as empresas em compliance através dos seus serviços, contribuindo com as empresas brasileiras com seu crescimento de uma forma financeiramente sustentável.
Conheça nossas soluções: