Enquanto o Pix é bastante popular com jovens na faixa dos 16 aos 29 anos (78% de uso), somente 55% daqueles que possuem 50 anos ou mais já usaram o método de pagamento. A adoção do Pix tem sido mais alta entre as classes A e B (81%), mas também possui uma alta aceitação entre as classes C, D e E (71%).
A pesquisa revela que não há uma diferença expressiva entre o uso do sistema em regiões distintas do país, mas o mesmo não pode ser dito em relação a sistemas operacionais. Enquanto 89% dos donos de aparelhos iOS já usaram o Pix em algum momento, a adoção cai para 72% quando levamos em consideração somente dispositivos Android.
QR Codes e pagamentos por aproximação crescem
O lançamento do método de pagamento ajudou a impulsionar o uso dos QR Codes, que já foram usados em algum momento por 53% dos donos de smartphones. Já a adoção dos pagamentos por aproximação continua lenta: somente 34% dos participantes da pesquisa já os usaram. Apesar de pequena, a fatia representa um aumento de 11% em relação aos dados do ano anterior.
A pesquisa também revela que 25% dos brasileiros já usaram seus dispositivos para realizar empréstimos, enquanto 15% deles já contrataram alguma forma de seguro usando um dispositivo conectado. Segundo o Mobile Time, a pesquisa entrevistou 2.028 brasileiros donos de smartphones entre os dias 10 a 19 de março de 2020.
Fonte: Yahoo! Finanças