Na última sexta-feira (5), o Banco Central informou que o Pix, que continua crescendo, bateu um novo recorde diário de 200 milhões de transações em um único dia.

No quinto dia útil deste mês, que normalmente inclui pagamento de salários, foram realizadas 201,6 milhões de operações. O recorde anterior de 178,7 milhões de transações foi estabelecido em 6 de março do ano passado.

O Pix é um sistema de pagamento instantâneo lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central do Brasil. Ele permite que dinheiro seja transferido rapidamente entre indivíduos, empresas e governos, a qualquer hora do dia ou da noite, incluindo feriados.

A plataforma tornou-se o meio de pagamento mais popular do Brasil pelo segundo ano consecutivo em 2023.

Essa modalidade permitiu o cliente faça pagamentos prévios que ele sabe que a empresa precisará fazer.

Por exemplo, você pode pagar usando o Pix automático:  Contas de água e luz em escolas, faculdades, academias, condomínios

O PIX superou o cartão de crédito em 2022 e se tornou o principal instrumento do mercado.
As transferências de recursos e pagamentos feitos por meio do PIX totalizaram R$ 17,18 trilhões em 2023.
O Banco Central planeja lançar o Pix automático, uma nova funcionalidade para o PIX, em torno do dia 28 de outubro deste ano.

Com um crescimento de 75% em relação a 2022, foram quase 42 bilhões de transações. Com 39,4 bilhões de transações, o sistema superou os tradicionais cartões de crédito e débito, boletos, TED, DOC, cheques e TEC.


Ainda assim, o pix fica atrás da TED, que somou R$ 40,6 trilhões em 2023, em termos de valores transacionados. No entanto, o Pix aumentou 58% nessa questão, enquanto a TED caiu 0,2%.


Siga bem informado assistindo nosso programa de notícias diário, o Morning Call.