Desde o início da pandemia de Covid-19, aproximadamente 50 mil bares e restaurantes fecharam as portas na cidade de São Paulo. Após 104 dias, aconteceu a reabertura, no dia 4 de julho. Muitos estabelecimentos precisaram se reinventar com os horários reduzidos.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes está em negociação com a prefeitura e afirma que os estabelecimentos já estão preparados para ampliar o horário de funcionamento com segurança e sem colocar em risco os clientes e colaboradores.

Em Osasco, na grande São Paulo, o restaurante Império da Costela costumava servir 6 mil pratos mensais. Com a pandemia, as vendas caíram. Um dos proprietários do restaurante, Alan Della Bella, comenta que o segredo para seguir em operação é manter o sabor e tradição.

“Fazemos uma boa costela há 22 anos. A qualidade do produto, o toque secreto em cada receita e o atendimento nos tornam diferenciados. A gente fez do nosso restaurante um ambiente de família, de amizade e relação próxima com os clientes. Só nesse período de pandemia, nós recebemos mais de 2 mil e-mails pedindo que não fechássemos o restaurante”, destaca Alan.

Um mês antes da quarentena ser decretada no Brasil, Alan e outros sócios abriram uma nova unidade do Império da Costela, na região de Alphaville. O restaurante ficou alguns dias funcionando e já precisou fechar as portas. Mas com o apoio dos clientes e o planejamento financeiro, as duas unidades do Império da Costela reabriram ainda mais fortes. “O Império da Costela guarda caixa para futuros imprevistos desde 1998. Quando veio a pandemia, a gente tinha dinheiro pra conseguir manter o restaurante e não mandar ninguém embora”, diz.

A unidade de Alphaville reabriu com todas as medidas de segurança. As mesas foram posicionadas com distanciamento de 2 metros cada e os funcionários medem a temperatura de todos os clientes na entrada. O Império da Costela Alphaville conta com uma vista ampla para a natureza em um ambiente a céu aberto. Alexandre Próspero é um dos responsáveis pela unidade em Alphaville. Hoje em dia, o local funciona com 25% da capacidade, mesmo assim, os sócios estão ansiosos com o retorno dos clientes.

“Embora as dificuldades que a pandemia trouxe, nós continuamos muito confiantes de que muito brevemente o sucesso vem. A gente fez um planejamento bem legal, com um lugar bem localizado, instalações legais para proporcionar aos nossos clientes um conjunto completo entre comida, espaço e natureza”, ressalta Alexandre.

Fonte: Terra