Os riscos para a sua empresa estão lá fora… e podem vestir jeans e camiseta.

“Nada se cria, tudo se transforma”, ensinava Lavosier há mais de 200 anos atrás, traçando uma das leis da Química. O que não esperávamos é que esta máxima também se aplicasse ao mundo corporativo. Com o dinamismo do mundo de hoje, muitas empresas tradicionais e que tinham dentre suas certezas o fator “estabilidade” servem de inspiração para um movimento de simplificação e facilidades, sendo ameaçadas por jovens empreendedores e a tecnologia à disposição deles. Jovens com vestimentas confortáveis e a cabeça aberta tem feito diferença no mercado, arrastando um público (que pode ser o seu!) pelas facilidades que propõe para uma vida complexa e cheia de compromissos.

 

O desafio do empresário é estar atento à estas questões, observando continuamente seus concorrentes e o mercado

Eventos, feiras e cursos podem auxiliar neste ciclo de atualização contínua e hoje tão necessário. Mas ainda mais importante que marcar presença em compromissos voltados à sua área é saber o que fazer com tanta informação e descobrir como ela pode ajudar ou atrapalhar os planos dos empresários. Agregar tecnologia e inovação à sua empresa tem reflexos em diversas áreas, como: agregar valor ao produto, facilitar a rotina de operadores e funcionários, podendo gerar ainda benefícios tributários para sua empresa. Ocorre que muitas das novidades que surgem hoje podem estar tirando uma fatia do mercado que antes lhe pertencia. A questão é: lhe interessa conhecer um pouco mais sobre algo que pode ameaçar a trajetória da sua empresa?

 

O case emblemático desta situação envolve a gigante Kodak, que por muito anos reinou soberana no mundo da fotografia e, após rejeitar projetos relacionados a tecnologia, teve sua ruina decretada. Com quase 132 anos de história, a companhia responsável pela invenção da câmera fotográfica entregou-se de vez em 2012, após passar alguns anos se arrependendo por fechar as portas para as máquinas fotográficas digitais. Esta situação deixou o mundo dos negócios em alerta: as gigantes começavam a perceber que corriam riscos.

 

Como consultora de M&A a rede Studio Brokers sugere que seus clientes estejam atentos aos negócios que vem ocorrendo pelo país, principalmente no âmbito das startups e segmento de médio porte. A partir de um radar de negócios próprio nossa rede, atuante em âmbito nacional, vem proporcionando boas negociações para empresários de todo o país, auxiliando em expansão de operação, projetos de inovação tecnológica e adequação de negócios.

 

O olhar sobre este cenário deve ser positivo, pois não há outra saída. Os empresários devem se atualizar e continuar com atenção – também – no mundo da inovação, sob pena de sofrer uma desconstrução de tudo aquilo que era tão estável e certo há poucos anos atrás.