O ano de 2020 levou os brasileiros a montarem novos negócios em números acelerados, hoje vamos falar sobre os 10 setores que mais cresceram desde então.

Micro e pequenas empresas (MEIs) tiveram um aumento de 19,8% no ano de 2021 relação ao ano anterior. Muitas pessoas tem feito planos para empreender, e uma das dúvidas mais comuns é: em qual segmento investir.

Depois de verificar algumas áreas que podem ser lucrativas, analisar com qual delas você mais se identifica e, claro, se realmente tiver interesse, comece a planejar e montar uma boa estratégia para tirar a empresa das ideias.

Confira neste post os setores que mais crescem no Brasil.

Quais são os setores que mais crescem no Brasil mesmo em tempos de crise?

Em 2018 os setores em destaque foram Reparos e reformas, Alimentos alternativos, Bem-estar nas empresas, Desenvolvimento de aplicativos, Cosméticos, Lojas de conveniência, Infoprodutos, Pets e Microcervejarias.

Descubra quais permaneceram e quais foram adicionados à lista dos setores que mais crescem no Brasil.

1- Negócios Digitais/ Infoprodutos

Com o estabelecimento da internet em nossa rotina, a busca por conhecimento e soluções digitais só aumentou.

E é aí que entram os infoprodutos, um nicho que continuou a crescer desde 2018 e provavelmente permanecerá popular nos próximos anos. Os assuntos dos infoprodutos, que podem ser divulgados por meio de cursos online, e-books, webinars, vídeos, entre outros, podem ser os mais variados, pois há público para todos os temas.

2- Alimentação saudável

A preocupação com estilos de vida mais saudáveis, incluindo a alimentação, já era uma tendência em 2018. Atualmente os adeptos deste estilo de vida e dieta continuam a aumentar, levando em conta que o número de doenças causadas pela má alimentação também tem crescido.

Há também o fator alergias e intolerâncias alimentares, que tem aumentado ao longo dos anos. Nesse sentido, esse mercado está desenvolvendo forte demanda por produtos desenvolvidos especificamente para esse público.

Exemplos são alimentos sem glúten e sem lactose, bem como alimentos funcionais, saudáveis e ricos em nutrientes. Vale lembrar que, além do público com restrições, há quem busque ter uma alimentação diferenciada, como quem pratica exercícios físicos.

3- Mercado da beleza

A demanda por produtos de beleza, dermocosméticos, procedimentos e cirurgias estéticas tem crescido de uma forma nunca antes vista.

O Brasil é o quarto maior mercado de cosméticos do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão. Outro fato interessante é que somos o segundo maior consumidor de produtos voltados para o público masculino.

Enquanto isso, a busca por cirurgias estéticas faciais cresceu 300% nos últimos anos, colocando o Brasil no ranking mundial e esperando movimentar US$ 35,7 bilhões até 2023. Segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o país que mais realiza cirurgias plásticas.

4- Empreendedorismo verde

O impacto das mudanças climáticas e a necessidade de ar e água limpos já são evidentes. Organizações tem criado formas mais sustentáveis de produzir energia, criar embalagens e reduzir o desperdício. Há também uma pressão por carros mais limpos, programas de reciclagem, etc.

Espera-se que os negócios que procuram fornecer soluções ecológicas, como painéis solares, se desenvolvam mais nos próximos anos. Cerca de 87% dos brasileiros preferem empresas com práticas sustentáveis na hora de fazer suas compras ou investimentos.

5- Brechós online

Os brechós online são um dos setores que mais crescem.

O brechó é um negócio promissor porque a população aumentou sua conscientização sobre sustentabilidade, muitas pessoas têm roupas em bom estado no armário e querem vendê-las para ganhar uma renda extra, enquanto outras estão dispostas a comprar peças usadas.

Nesse cenário, o mercado tende a crescer nos próximos anos por se tratar de um negócio com baixo investimento e boa rentabilidade.

6- Pets

O Brasil é o país que apresenta o terceiro maior mercado mundial em faturamento no setor pet. Só com esse dado podemos acreditar que esse seja um segmento com ótimas chances de sucesso.

Uma boa oportunidade é investir em inúmeros produtos voltados a esse universo, como rações, brinquedos, medicamentos e acessórios, além de oferecer serviços como banho e tosa.

7- Saúde e bem-estar

É indiscutível que a população está mais preocupada com sua saúde e bem-estar nos últimos anos, ou seja, não é de se espantar que esses segmentos estejam na lista de setores que mais crescem no Brasil.

Portanto, as empresas devem investir mais no desenvolvimento de novos produtos e serviços para atender às preocupações dos consumidores, incluindo fitness, academia, nutrição, saúde mental e muito mais.

8- Microcervejarias

O setor de microcervejarias continuou a crescer de 2018 até hoje. Para se ter noção, a população bebeu mais cerveja em 2021 em comparação aos anos anteriores, mesmo sem Carnaval e festivais.

Para quem está pensando em investir na área, o importante é conhecer a fundo o mercado e oferecer um produto diferenciado, para que ele se destaque da concorrência.

9- Desenvolvimento de aplicativos

O desenvolvimento de aplicativos que encantem os usuários é um grande nicho de mercado.

De acordo com a Pew Research Center, o Brasil é segundo país onde o mercado de aplicativos mais cresce perdendo apenas para a Indonésia. E por manter a sua relevância de 2018 até os dias atuais, permanece no ranking dos setores que mais crescem mesmo em tempos de crise.

Aqueles focados em resolver problemas e ajudar nas tarefas do dia a dia, por exemplo, são garantia de sucesso.

10- Bem-estar em empresas

Assim como muitas pessoas procuram trabalhar por conta própria, as empresas estão interessadas no bem-estar de seus funcionários. Prova disso é que serviços voltados para esse fim, como ginástica e programas corporativos de redução de estresse e promoção de saúde mental estão em expansão.

Segundo levantamento da consultoria Willis Towers Watson, de 2015 a 2021 houve um aumento de 33% no interesse das corporações em implementar ações de saúde e bem-estar na rotina de seus colaboradores.