Depois de anos de experiência no mercado de tecnologia, os executivos (ex-VivaReal), (ex-Duolingo e ex-Tumblr) e (ex-Escale) resolveram se unir para auxiliar outros empreendedores novatos a prosperar na área. Recentemente, eles lançaram uma nova rede de empreendedorismo e mentoria focada em early-stage (estágio inicial).

O intuito da rede é servir como um ponto de contato entre empreendedores experientes e fundadores de startups em fase inicial – além de investidores -, para que possam compartilhar experiência e buscar soluções para problemas do cotidiano das empresas, auxiliando também no processo de levantar capital e fazer contato com outras pessoas do mercado.

Inicialmente, 100 startups serão selecionadas e participarão de um programa com quatro semanas de duração. Elas terão a oportunidade de participar de rodadas de conversas com empreendedores e aulas de mentoria. Em seguida, outras turmas serão formadas.

A Latitud em si não fará investimentos nas empresas, mas ajudará no contato com investidores em startups. Em um primeiro demo day (espécie de apresentação de startups) realizado em outubro, os empreendedores puderam mostrar suas ideias a cerca de 100 investidores.

Os fundadores da rede acreditam que podem ajudar as startups com os seus conhecimentos e contatos adquiridos ao longo dos anos. O americano Brian Requarth, por exemplo, foi cofundador do marketplace de imóveis VivaReal em 2009, que depois se uniu ao Grupo Zap (e recentemente vendido para a OLX). Requarth também é investidor em mais de 40 startups, incluindo QuintoAndar, Quero Educação e Liftit.

A brasileira Gina Gotthilf fez carreira nos Estados Unidos trabalhando em empresas de tecnologia como o aplicativo de idiomas Duolingo e o site Tumblr. Ela foi responsável pela internacionalização do site antes de ele ser comprado pelo Yahoo. Já Yuri Danilchenko foi diretor de tecnologia — ou Chief Technology Officer (CTO) — da startup brasileira marketing digital Escale, que recebeu investimentos dos fundos Kaszek Ventures e Redpoint eventures.

Para participar:

Startups interessadas em participar do programa podem ser inscrever por meio do link https://latitude-fellowship.paperform.co/. A ideia é reunir empreendedores não só do Brasil, como também de outros países da América Latina.

Fonte: Exame