A oferta de energia solar fotovoltaica apresentou crescimento anual de 70%, mostram dados do Boletim Mensal de Energia de outubro, publicado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) na sexta-feira (30/12), os dados do Boletim Mensal de Energia de outubro de 2022.

Segundo o MME, o forte crescimento de geração solar esteve relacionado com o aumento previsto de mais de 80% da capacidade instalada de geração distribuída solar (GD) em 2022. Esse percentual representou um avanço de mais de 8GW, devendo passar de 16 GW no final do ano. 

Além disso, a capacidade instalada de geração solar centralizada apresentou crescimento de mais de 50% no ano, podendo alcançar mais de 7 GW. O documento ainda indica aumento na geração hidráulica e eólica, de 16% e 12%, respectivamente.

O boletim também pontou um forte recuo de mais de 50% na geração térmica a carvão mineral e a gás natural no ano. Os dados mostraram que houve uma perspectiva de melhora na renovabilidade das matrizes energética e elétrica.

O relatório estimou que 47,3% da matriz energética será composta por fontes renováveis. Em 2021, esse percentual era de 44,7%. Na matriz elétrica, essa participação agora é de mais de 86%, contra os 78,1% de 2021. 

Fonte: Portal Solar.