Via de regra a contabilidade tem sido impactada pelas novas tecnologias. Seja com avanços em termos de agilidade de rotinas, seja nas oportunidades que surgem.

Atualmente, o mundo tem sido impactado pela evolução das blockchains. Mais conhecida pela revolução dos cripto ativos, sendo o Bitcoin seu carro chefe, os impactos dessa nova tecnologia vão muito além das aplicações em ativos digitais e registros contábeis públicos. 

Essa tecnologia tem influenciado a economia de pessoas e até mesmo de países como El Salvador, que adotou recentemente o Bitcoin como moeda de curso legal ao lado do Dólar. Não por acaso, 44 países se reuniram em El Salvador para discutir a adoção do Bitcoin e seus impactos.

Recentemente estamos experimentando uma revolução na forma como as pessoas tem se relacionado. Cada vez mais inseridos no mundo digital, nossa vida vem transpondo o mundo físico e tem alcançado o mundo virtual. Tudo isso consequência da revolução digital iniciada no fim da década de 90 do século passado com a internet.

No dia a dia de algumas pessoas já estamos vivenciando uma grande revolução que são os metaversos. 

Falando de forma simples, esses metaversos estão se transformando em novas comunidades virtuais (mundos) onde pessoas estão transpondo suas vidas, gostos e costumes para esses ambientes.

Grandes empresas estão enxergando nisso oportunidades, gerando serviços/produtos que são consumidos diretamente nessa nova economia. 

Uma grande rede social mundial mudou sua marca mirando essa nova realidade virtual que se apresenta.

Gigantes do mundo da alimentação, vestuário e calçados também não estão perdendo tempo. Conforme artigo da BBC News, “a Bloomberg Intelligence calcula que a oportunidade de mercado para o metaverso pode atingir US$ 800 bilhões (R$ 4,5 trilhões) até 2024.”

E na contabilidade, será que também podemos “monetizar” essa experiência? Existe espaço para a contabilidade no mundo virtual?

A resposta é sim para as duas questões. A contabilidade alcança o mundo virtual. Pode-se oferecer serviços a esse público novo. Eles estão abrindo negócios nessa nova realidade. E esses negócios precisam de assessoria contábil/fiscal. Tudo bem que muitos são avessos a essas questões, principalmente as fiscais. Mas esse mundo novo já é uma realidade e, ideologias a parte, não temos como fugir da replicação nesse mundo virtual das realidades do mundo físico. E nesse momento o profissional de contabilidade tem de estar pronto para assessorar esses potenciais clientes e por quê não, monetizar essa nova experiência.

Essas pessoas necessitam da contabilidade e suas ferramentas de ciências dos dados para gerenciar seus negócios. Precisam também de assessoria fiscal.

Fonte: Contábeis.

Conheça nossas soluções: