Entenda porque as franquias têm sido a principal escolha para os empreendedores.
Por que investir em uma franquia: investimento planejado, marca estabelecida, menos riscos financeiros, plano de negócio já testado e validado, estratégias de marketing estruturadas e suporte de inauguração: esses são alguns dos principais motivos que favorecem o crescimento deste mercado.
O franchising é o negócio ideal para quem não quer começar a empreender do zero.
As franquias empresariais são um modelo de negócio cuja operação é copiada e transferida para outro ponto comercial de quem criou o modelo inicial, então tudo que envolve a gestão, operação e divulgação da empresa, está incluso.
Você não vai empreender do zero.
Isso porque o franchising é conhecido por ser um modelo testado e que oferece suporte e treinamento.
Parte do processo de evolução das franquias empresariais é se adaptarem ao mercado com o passar dos anos e é neste momento que os franqueados tem sua maior influência, pois os feedbacks que direcionarão a marca na criação de novas estratégias de negócio virão deles, para depois serem novamente replicadas às demais lojas.
André Friedheim, presidente da ABF, explica que o setor de franquias manteve sua trajetória de crescimento em virtude dos seus fundamentos básicos, como trabalho em rede, ganhos em escala, marcas consolidadas e treinamento contínuo.
Conceito de franquia de acordo com a Lei 8.955/94
“Franquia empresarial é o sistema pelo qual um franqueador cede ao franqueado o direito de uso da marca ou patente, associado ao direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços, e eventualmente, também ao direito de uso de tecnologia de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvidos ou detidos pelo franqueador, mediante a remuneração direta ou indireta, sem que, no entanto, fique caracterizado vínculo empregatício.”
Entenda as principais vantagens
1 – Autoridade
Investir em uma franquia torna o seu negócio automaticamente conhecido. O poder de empreender neste ramo com uma marca já estabelecida, popular e que já ganhou credibilidade e confiança, traz autoridade para você.
Além de não precisar se preocupar com a burocracia de criar do zero uma marca e enfrentar a concorrência. Uma ideia inteligente e segura de começar um negócio próprio
2 – Modelo testado e validado
Todos os testes de mercado já foram realizados e o plano de negócio possui exatamente a estratégia que mais funciona para seu setor, seu perfil de cliente e para gestão da sua franquia. Ou seja, um plano de negócio que já deu certo.
Como captar seu público, qual serviço será oferecido, as possibilidades de negócio e, principalmente, produtos ou serviços que as pessoas já conhecem e desejam, tornam o processo mais ágil e confiável.
3 – Treinamento e Suporte
O objetivo da franqueadora sempre será a expansão da sua marca, o que requer apoio constante ao franqueado. Treinamentos para o franqueado e equipe, o farão se tornar um especialista sobre o produto ou serviço.
Suporte operacional e consultorias especializadas para qualquer necessidade da unidade também são pilares que a franqueadora sempre atenderá.
4 – Materiais Educativos
Conteúdos, cursos, eventos e materiais educativos que darão todo suporte ao franqueado para vender e conhecer a fundo o seu produto. Desenvolver técnicas para aprimorar os negócios inclui materiais de propaganda e marketing especializados, centrais de treinamento e suporte para uma gestão cada vez mais lucrativa.
5 – Estratégias de marketing assertivas
Não é necessário se preocupar com a estratégia de marketing da marca que o franqueado precisará utilizar. O conhecimento obtido pela franqueadora ao longo dos anos a torna uma especialista em estratégias de alta performance. A maioria das franqueadoras já desenvolveram materiais prontos para a promoção do seu negócio.
6 – Garantia de mercado
Franquias atuam em setores mais estáveis e com projeções mais claras de faturamento, e o processo de inserção no mercado já foi realizado. Não é por acaso o crescimento constante do mercado de franquias.
Se posicionar diante dos concorrentes com uma marca que já tem força de venda no mercado, transforma o processo mais descomplicado. Você terá as vantagens competitivas do seu franqueador que já testou os produtos e a marca.
7 – Inovação contínua e padronização
Iniciar uma empresa do zero traz complexidades como uma padronização que funcione, mais desafiador ainda é manter um ritmo de melhoria contínua, tanto em serviço quanto em estrutura física.
Franquias sempre passam por análises minuciosas sobre quais padrões funcionam melhor e de quais melhorias seus franqueados necessitam. Tornar-se um franqueado não é sinônimo de engessar o trabalho do empresário. Neste caso uma das razões do investimento é que sua preocupação será sempre o cliente.
8 – Mais garantia de lucro e sucesso
Correr riscos faz parte da vida do empreendedor, mas uma franquia tem muito menos chances de “fechar as portas” antes do seu primeiro ano de atuação. O investimento é planejado de acordo com o perfil do franqueado, sem grandes oscilações de fluxo de caixa e projeções de lucros estudadas.
Como adquirir uma franquia?
Analise cada oportunidade.
Muitas vezes as pessoas se sentem paralisadas ao precisar tomar uma decisão, às vezes não conseguem enxergar seus ideais como algo que pode ser concretizado, outros por insegurança na escolha do negócio que trará melhor resultado. Estas inseguranças se resolverão apenas com pesquisas profundas das oportunidades oferecidas, das empresas e empresários que estão por trás de cada negócio.
Processo utilizado pelas empresas franqueadoras na seleção do franqueado
•Enviar material com informações básicas sobre o sistema;
•Análise de cadastro do candidato;
•Entrevista pessoal;
•Apresentação do negócio de forma detalhada;
•Análise de perfil;
•Aprovação do candidato;
•Entrega da Circular de Oferta de Franquia e Minuta do Contrato;
•Assinatura do contrato de franquia.
O que é ser um franqueado e suas responsabilidades
•O franqueado é o único responsável pelos resultados da sua franquia;
•Investir e reinvestir no negócio;
•Assegurar a gestão com equipe qualificada;
•Remuneração do franqueador pelo uso do sistema (royalties);
•Seguir e preservar as regras do sistema;
•Contribuir para o aperfeiçoamento do sistema fornecendo feedback.
Com estas informações fica mais fácil entender o porquê as franquias têm a tendência ao sucesso e alta performance.