Uma pesquisa realizada pela empresa de máquinas de cartão, SamUp, revela que 90% dos pequenos negócios sofreram impacto negativo nas últimas três semanas por causa do novo coronavírus. Devido à quarentena, muitas pessoas deixaram de sair de casa, o que gerou uma redução significativa das vendas.

O estudo foi realizado com 22 mil pequenos empreendedores, entre os dias 18 e 23 de março. O resultado aponta que os mais afetados foram aqueles do ramo de serviços de motoristas e eventos, com queda de 96% no volume dos negócios. O setor de vendas de produtos diversos, portanto, passou menos dificuldades no período de isolamento social.

Em termos de dinheiro movimentado nas máquinas da SamUp, as barbearias e academias perderam mais, apresentado uma queda de 55% do que era faturado de costume. Lojas de assistência técnica, serviços de fotografia e vendedores de eletrônicos foram os que sofreram menor impacto, porém ainda tiveram um abalo no volume de dinheiro transacionado em 27%, 29% e 30%.

Na cidade de São Paulo, 41% dos microempreendedores consultados revelaram não terem efetuada uma única venda na última semana.

O chefe de marketing da SumUp, Carlo Grieco, afirmou em nota que: “ a principal preocupação dessas pessoas é se seu negócio poderá falir e como poderão manter o sustento de suas famílias durante este período”.

Buscando diminuir as perdas sofridas pelos clientes, a empresa desenvolveu o pagamento através de link, que dispensa o contato físico entre vendedor e cliente. O uso das máquinas é dispensado a partir do procedimento eletrônico.

Fonte: Valor Investe

Assista ao nosso vídeo e saiba mais sobre a Studio Corporate: