As micro e pequenas empresas (MPEs) foram responsáveis, apenas no primeiro quadrimestre do ano, pela criação de 585,56 mil postos de trabalho formais, representando um total de 76% de todas as novas oportunidades criadas no período.

Até o final de abril, o Brasil registrou a abertura de 799,59 mil novas vagas com carteira assinada. As MPEs, portanto, criaram 470,52 mil empregos a mais do que as médias e grandes empresas até agora.

Os dados foram levantados pelo Serviço Brasileiro às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia.

Somente no mês de abril, as micro e pequenas empresas foram responsáveis pela criação de 84% das vagas formais disponibilizadas, correspondendo a 166,8 mil oportunidades de um total de 196,9 mil.

Todos os setores das MPEs apresentam saldo positivo na criação de empregos, sendo a única categoria empresarial a desempenhar dessa maneira.

Em primeiro lugar nas contratações e abertura de vagas está o setor de serviços, impulsionado pela recuperação do segmento após dois anos enfrentando a pandemia. Na sequência, o comércio ganhou destaque com o maior número de novos empregos formais.

Fonte: Contábeis.

Saiba aqui como o Grupo Studio pode ajudar a sua empresa!

Conheça a E-Fiscal: