Já ouviu falar do Metaverso? O termo está ganhando cada vez mais força e já é o centro das atenções, movimentando milhões em alguns setores do mercado, principalmente na área de tecnologia, em que as oportunidades de explorar mundos baseados em realidade virtual e mista motivaram até mesmo a mudança do nome do Facebook para Meta.

O Metaverso nada mais é do que o nome usado para denominar um ambiente virtual, coletivo e realista, onde as pessoas poderão conviver usando avatares. Melhor dizendo, é uma evolução da nossa internet atual, para a internet imersiva.

Atualmente, a nossa “vida digital” é acessada por celulares e computadores. Mas isso tudo se transforma em uma experiência muito mais imersiva no Metaverso, onde mais do que navegar na internet, será possível vivenciá-la por dentro.

Mercado de trabalho no Metaverso

O mercado de trabalho é algo em constante evolução e é nítido como os avanços tecnológicos são grandes responsáveis por muitas dessas mudanças. Hoje, já visualizamos nitidamente como algumas profissões que já não faziam mais sentido tornaram-se extintas, ao mesmo tempo em que outras surgiram diante das novas demandas. O cenário futuro não será diferente, principalmente com o desenvolvimento do Metaverso, onde certamente veremos muitas novidades surgirem no campo da tecnologia e da inovação.

Ainda que o status atual do Metaverso esteja em desenvolvimento, a sua evolução será acelerada. E mesmo com a certeza de novas profissões e demandas concentradas na área de tecnologia e informação (TI), também veremos áreas clássicas, como engenharia, arquitetura e administração, marketing e comunicação no radar dos empregadores.

Abaixo, confira algumas profissões que devem despontar no Metaverso nos próximos anos:

Cientista de pesquisa do Metaverso

Para que os usuários vivenciem um novo ambiente, é preciso, primeiro, que alguém o projete. Aí que entra a figura do cientista especializado em pesquisa do mundo virtual. Esses profissionais serão responsáveis por idealizar um espaço digital confiável e acessível no mundo inteiro e que possa ser acionado digitalmente.

Desenvolvedor de ecossistemas

Como é de se imaginar, o desenvolvedor do Metaverso será o grande responsável pela construção de um sistema imersivo em 3D. Ele coordenará o governo e parceiros para garantir que as funcionalidades são possíveis em grande escala. Ou seja, esse profissional será responsável também por desenvolver e validar leis e regulamentos – e garantir que eles façam sentido no mundo criado.

Gerente de segurança do mundo virtual

Com a quantidade e diversidade de sensores, fones de ouvidos e câmeras usados no Metaverso, a quantidade de dados sobre indivíduos, produtos e organizações privadas e governamentais será enorme. É necessário a atuar rapidamente em caso de problemas relacionados à segurança de sistemas.

Storyteller

O profissional será responsável pela projeção de missões imersivas, ou seja, a linha de experiência do Metaverso. Isso desenvolve cenários, oportunidades de marketing para empresas e muito mais.

Influenciador avatar

Estamos falando de avatares que atuam como influenciadores de marcas, com a vantagem de que diferente dos influenciadores digitais, os avatares estão sempre disponíveis e podem estar em vários lugares ao mesmo tempo. Eles podem ser criados a partir de influenciadores reais ou não, podem também ser um personagem virtual com características e personalidade própria.

Estilista de moda digital

Você já ouviu falar dos NFTs? São itens virtuais únicos, que não podem ser substituídos, destruídos ou copiados, com autenticidade comprovada através de informações registradas. Com a evolução desses itens digitais, muitos designers tendem a se especializarem no desenvolvimento de produtos para o mundo virtual, sejam “skins” (roupas para avatares) ou acessórios.

Gestor de patrimônio e imobiliário digital

Esse profissional fará a gestão de terrenos, construções e propriedades dentro do Metaverso. Além disso, também trabalhará avaliando e prospectando melhores investimentos em imóveis digitais.

Analista de taxas de transação virtual

Com o aumento de transações no ambiente do Metaverso, quem trabalha com dados precisará de apoio para analisar e criar melhores taxas para registro dessas operações em diferentes criptomoedas. Esse é um profissional, possivelmente estatístico.