A maioria das ações de marketing é direcionada para as grandes massas:  como fazer com que mais pessoas conheçam os produtos ou serviços da empresa? Como alcançar novos públicos que ainda não interagiram com a marca? Como aumentar a base de usuários o mais rápido possível? Já o marketing de exclusividade vai a contramão disso.

Afinal, quando algo é exclusivo, nem todos podem ter acesso. E faz parte da natureza humana almejar o que é inatingível. Assim como a oferta e demanda, o princípio da escassez diz que quanto mais raro ou inacessível algo é, mais valioso se torna.

Para os profissionais da área de marketing, esse é um poderoso fenômeno psicológico, porém poucas empresas o estão usando em seu proveito.

Ofertas exclusivas

Umas das maneiras mais conhecidas das marcas conseguirem exclusividade no seu marketing são dando aos seus fãs e seguidores acesso exclusivo a ofertas especiais.

Os dados mostram que esse é um excelente uso das mídias sociais. De acordo com um estudo da Econsultancy, o principal motivo pelo qual os consumidores costumam seguir marcas no Facebook é justamente o recebimento de ofertas especiais – isso representa um total de 70% dos entrevistados.

E-mails

Os e-mails com promoções e descontos são os mais compartilhados (34,7%), seguidos pelos e-mails concebidos explicitamente para partilha, que ficam com 19,4%, segundo a eMarketer. Isso acontece porque as pessoas adoram se sentir “por dentro”, especialmente com amigos, familiares e colegas.

Neste caso, o remetente do e-mail se sente um cliente VIP porque permite que seus contatos acessem uma oferta à qual não teriam de outra forma, mostrando como é bem conectado. Aí, quem recebe o e-mail tem a chance de fazer parte do clube exclusivo.

Quem utiliza essa estratégia muito bem é o Google. Além de demonstrar claramente o valor de seus produtos por meio de vídeos detalhados e páginas explicativas, o gigante da web domina a arte do registro exclusivo.

Desenvolvimento dos produtos

Se a sua marca comercializa produtos, que tal convidar seu público-alvo para participar de um grupo exclusivo sempre que for desenvolver novos itens ou linhas de produtos? Os resultados disso aparecerão na retenção de clientes, upsell e vendas cruzadas.

Por exemplo, pode oferecer a seus clientes atuais uma prévia das novas mercadorias, fazendo isso por e-mail ou nas redes sociais. Ou, se quiser dar o próximo passo, pode convidar certos segmentos da sua base de clientes para testar a versão beta dos novos produtos enquanto eles ainda estão sendo criados, para que ofereçam feedback ou deem sugestões.

Dessa forma, não só obtém ótimos insights durante o desenvolvimento, mas também inicia o processo de boca a boca digital antes mesmo da hora do lançamento. Além disso, as pessoas que ajudaram a desenvolver o produto certamente se tornarão defensores dele quando for lançado, já que se sentem parte do resultado final.

Fonte: Mundo Marketing