A pandemia do coronavirus acelerou bastante o processo de digitalização de várias empresas. Muitas, que pouco investia no digital se viram em meio a uma necessidade imediata de mudança. Porém, aquelas que já trabalhavam com ferramentas como o Marketing de Conteúdo tiveram mais sucesso em se sobressair em um momento mais difícil, com isso tendo um menor impacto negativo.

Se alguém tinha dúvida sobre a eficiência do mercado digital, a pandemia mostrou que os especialistas estavam certos o tempo todo. A estratégia de se fazer presente na internet e produzir conteúdos on-line para atrair clientes de forma orgânica fez uma grande diferença para diversas marcas durante 2020.

Mas, com a chegada da vacina e um pós-pandemia cada vez mais próximo, uma pergunta começa a tomar conta do mercado: como funcionará o Marketing de conteúdo a partir de agora? Em quais estratégias a sua empresa deve investir?

  • Conteúdos humanizados

De maneira geral, o marketing de conteúdo é a arte de “vender sem parecer que está vendendo”. Porém, depois de mais de 1 ano de pandemia, os clientes sentem necessidade de se relacionar com marcas que sejam mais sensíveis à fase difícil que todos atravessaram, e por isso querem menos propaganda e mais humanidade.

A partir disto percebe-se que uma das tendências do marketing de conteúdo no pós-pandemia é a produção de textos mais voltados ao humano, ou seja, conteúdos que conversam mais com as pessoas, o que sentem, e que falem dos produtos e serviços de maneira mais discreta e alinhada a este novo momento.

A venda direta já não é um conceito comum dentro do marketing de conteúdo, porém esse trabalho humanizado precisará ser ainda mais desenvolvido nos próximos anos.

  • Interatividade

Por causa da pandemia, as pessoas começaram a passar ainda mais tempo na internet e acessar mais sites e páginas de interesse. O Marketing do Conteúdo precisa se adaptar a essa massificação “forçada” e tornar a experiência dos usuários ainda mais agradável.

Uma tendência que ajuda neste objetivo é o reforço no uso de SEO, ajudando os visitantes a encontrarem o que querem na web e em seu site, além da criação de conteúdos mais interativos, com produções que mesclem textos com imagens, vídeos, gifs, etc.

É importante que os conteúdos também sejam também mais fluidos, curtos, com parágrafos e frases menores, facilitando a leitura rápida pelos usuários.

  • Mídias sociais

Por muito tempo, o marketing de conteúdo ficou restrito aos blogs e, eventualmente, aos sites. Não que isso deva mudar, tendo em vista que os blogs continuam sendo bastante efetivos em termos de atração e credibilidade, mas há uma tendência forte para o trabalho nas mídias sociais.

Na prática, as mídias sociais já fazem parte de uma estratégia de marketing digital. Porém, muitos gestores utilizam as redes para atraírem para o conteúdo em seus sites, e não aplicam o marketing de conteúdo diretamente nas postagens das redes sociais de suas empresas.

Isso precisa mudar urgentemente, pois as redes sociais hoje são grandes espaços para posicionamento, atração e fidelização de clientes. E o marketing de conteúdo é fundamental para que as páginas e perfis se destaquem nas pesquisas da internet.

Para finalizar, outra grande tendência, que é atual, mas será muito importante no pós-pandemia, é o marketing nas redes que seja útil e utilizável, bem direcionado para a sua persona, ou seja, o que o cliente considere como relevante para ele já ali, em sua página.

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