A análise de dados e o desenvolvimento dos rankings foi realizada pela Superunion, uma marca global e consultoria de design, e uma subsidiária integral da WPP, e pela TM20. Segundo a pesquisa Brand Asset Valuator (BAV), ferramenta proprietária da WPP, de gerenciamento de marca e banco de dados, as marcas mais valiosas do Brasil são: Nubank, Google e Mercado Livre.

No cruzamento dos dados do BAV, da Economatica e Brazil Panels, com uma análise financeira de valoração da TM20, o estudo calculou os valores das principais marcas brasileiras, com destaque para o Mercado Livre, que atingiu R$ 11,4 bilhões. 

Os dados foram apresentados na sexta pela IstoÉ Dinheiro, em evento na ESPM, em São Paulo, no último dia 10, durante a edição 2022 do prêmio As Marcas Mais Valiosas do Brasil.

Saiba quais são as 10 marcas mais valiosas do Brasil

As pesquisas apontaram três rankings diferentes: As Marcas Brasileiras Mais Fortes, As Marcas Internacionais Mais Fortes presentes no Brasil, As Marcas Brasileiras Mais Valiosas. Cada um dos três rankings tem uma marca diferente no primeiro lugar.

Assim como explica o CEO da Superunion, Marcelo Bicudo: “é muito interessante perceber como o contexto no qual vivemos os dois últimos anos, bem como a intensa digitalização dos negócios modifica a paisagem que nos acostumamos a ver das marcas mais fortes ou valiosas”. Marcelo Bicudo ainda completa: “novos hábitos, novos comportamentos dos consumidores, em jornadas híbridas são, de certa forma, capturados pelo estudo que desenvolvemos”.

Segundo o CEO, os critérios para a elaboração do ranking das marcas cumprem regras e um procedimento rígido de avaliação de marcas, atendendo a dois pilares principais: análise financeira e análise de atributos da marca.

Confira agora as 10 marcas mais valiosas do Brasil

O ranking das Marcas Mais Valiosas do Brasil foi concluído desta forma:

1.    Mercado Livre – R$ 11,4 bilhões

2.    Itaú – R$ 8,2 bilhões

3.    Bradesco – R$ 4,2 bilhões

4.    Vivo – R$ 3,7 bilhões

5.    Nubank – R$ 3,6 bilhões

6.    Natura – R$ 2,9 bilhões

7.    Magazine – R? 2,5 bilhões

8.    Skol – R$ 1,7 bilhão

9.    Petrobras – R$ 1,7 bilhão

10.    Atacadão (Carrefour) – R$ 1,6 bilhão

Esse ranking é publicado desde 2003 pela revista IstoÉ Dinheiro e, desde seu início, Eduardo Tomiya, sócio fundador da TM20, tem sido o coordenador técnico do estudo.