Com a pandemia e os efeitos no setor econômico, o perfil do consumidor que se engajava mais com as ações promocionais das marcas mudou. Por muito tempo, o público acima de 30 anos predominavam como participantes desse tipo de ação, agora, todos os públicos passam a ver vantagens nessa estratégica.

Os dados são de um estudo realizado pela MKT House Lab, hub de informações da MKT House, chamado de “Promo Não Tem Idade”.

O levantamento foi realizado com mais de mil participantes entre 18 e 65 anos de todo o país, através de metodologia própria, a pesquisa levanta uma série de comportamentos sobre o brasileiro e o interesse em promoções. Segundo a pesquisa, a frequência nos pontos de venda e essencial para o engajamento nas promoções.

Nas diferentes faixas etárias, quanto maior a participação na ida aos pontos de venda, maior a inclinação para se inscrever em ações promocionais. O destaque para esse comportamento fica para o público 65+: 86% deles declaram que fazem compras no varejo físico e 57% afirmam que participaram de ao menos uma promoção entre janeiro e maio deste ano.

Quase a totalidade dos participantes do estudo – 97% – declaram que gostam de participar desse tipo de ação de marketing e um percentual de 35% afirma que em 2021, entre os meses de janeiro e maio, participou de ao menos uma promoção.

Mais da metade dos jovens entre 18 e 24 anos (54%) vão às compras nos pontos de venda com frequência e, desse percentual, 24% já se engajaram em alguma promoção nos primeiros cinco meses do ano. 

Contudo, o canal mais efetivo declarado por este público para comunicar promoções são as redes sociais – 41% deste grupo aponta esses sites como relevantes. Outra ferramenta eficaz para engajar o público jovem são as mecânicas do tipo “convide um amigo”, apontam 40% dos jovens participantes da pesquisa, principalmente quando o prêmio envolvido está relacionado a alguma experiência que pode ser vivida em conjunto.

A casa própria continua sendo desejada por todos os grupos analisados no estudo, mas, quando é realizada uma análise por corte de gênero, as mulheres apresentam maior inclinação para esse prêmio, enquanto o carro surge com mais interesse pelos homens. Em relação ao tempo para receber o prêmio, a instantaneidade é o recurso mais eficaz para engajar qualquer promoção.

Mais da metade dos entrevistados – 60% apontam sua preferência por promoções que premiem instantaneamente. Há ainda uma grande parcela daqueles que têm paciência para esperar um grande prêmio em um sorteio final – 59%. A pesquisa indica também um crescente interesse na modalidade do cashback. Mais de um terço (31%) dos brasileiros declaram que gostam de promoções que devolvem parte do valor da compra.

Saiba aqui como o Grupo Studio pode ajudar a sua empresa!