Atualmente, o tema inteligência emocional no trabalho tem sido bastante debatido nas companhias. Afinal, ela é uma habilidade que pode impactar diretamente no comportamento dos colaboradores.

Um dos primeiros passos para desenvolver a inteligência emocional é entender que somos movidos pelas emoções. Por exemplo, em um dia a dia de trabalho, com diversos projetos, tarefas e relatórios é comum estarmos mais cansados no final do expediente. Ainda, sabemos que no dia seguinte teremos que repetir todo o processo.

Para muitos profissionais, essa rotina pode se tornar desgastante e cansativa, o que prejudica a produtividade e a motivação no serviço. Por essa razão, é importante encontrar maneiras de lidar com essas responsabilidades.

Além disso, para os líderes, o recrutamento e seleção de talentos deve ser eficaz a fim de criar uma equipe engajada, conectada e que entregue resultados satisfatórios.

Uma das técnicas que se tornou relevante nesses processos é o desenvolvimento da inteligência emocional. Basicamente, esse conceito ajuda os indivíduos a terem um melhor controle e entendimento sobre suas emoções, a fim de usá-las ao seu favor.

Ainda, a IE permite que os gestores conversem com os funcionários de forma que extraia deles seus pontos positivos e negativos. Assim, é possível trabalhar com cada profissional com o objetivo de melhorar seu serviço e seu posicionamento.

Portanto, o desenvolvimento da inteligência emocional pode trazer diversos benefícios, tanto para a vida profissional quanto pessoal. Confira:

  • Melhora o controle das emoções no ambiente de trabalho

No ambiente de trabalho, a pessoa que tem uma boa inteligência emocional é capaz de controlar suas emoções e lidar com elas de acordo com cada situação. Isso traz muitas vantagens, tanto para o profissional quanto para a empresa.

Afinal, os colaboradores que têm um bom controle emocional são mais cautelosos, equilibrados e intuitivos. Isso facilita a tomada de decisões nas tarefas. Portanto, a IE ajuda as empresas a alcançarem seus objetivos com mais facilidade e eficácia.

  • Diminui o stress

A inteligência emocional pode beneficiar a automotivação do colaborador. Isso porque, quando um profissional tem a IE bem desenvolvida, ele é menos dominado pelo sentimento de estresse e ansiedade.

Isso é fundamental para um negócio, já que, muitas vezes, é preciso lidar com pressões do dia a dia, conflitos e desafios no ambiente de trabalho.

  • Melhora o relacionamento interpessoal

A construção de relações interpessoais trata-se da habilidade de trocar experiências, estabelecer relacionamentos e respeitar as diferenças, principalmente em uma equipe multidisciplinar. Diante disso, a inteligência emocional no trabalho torna-se algo fundamental.

Falamos isso, pois, criar empatia pelos colegas de profissão, integrar a equipe e fortalecer o networking são ótimas vantagens para uma organização.

Sendo assim, é importante que o setor de Recursos Humanos invista em treinamentos para desenvolver a inteligência emocional. Com isso, é possível obter uma equipe mais empática e recíproca. Dessa forma, a empresa garante um ambiente de trabalho mais saudável, produtivo e capaz de atingir suas metas.

Inteligência emocional no trabalho

Como você pôde perceber, a inteligência emocional é a principal responsável pelo sucesso dos indivíduos. Isso ocorre, já que trabalhar dentro de uma organização exige habilidades de relacionamento e compressão humana em diversas ocasiões.

Em situações de conflito, por exemplo, é fundamental ter a IE bem desenvolvida. Isso porque qualquer falta de empatia ou ofensas pode prejudicar a solução de problemas no trabalho. Isso traz muitos prejuízos para a equipe e para o clima organizacional.

Além disso, a inteligência emocional não é apenas importante para promover a gestão de conflitos. Ela é um dos soft skills que traz muitos benefícios para as atividades dos profissionais e os resultados da empresa. Isso significa que ela também pode impactar na produtividade e satisfação dos colaboradores.

Portanto, é interessante que a gestão de pessoas de uma organização se preocupe com a inteligência emocional dos funcionários. Assim, esse setor é capaz de atrair novos profissionais, reduzir as reclamações trabalhistas e aumentar a motivação e o engajamento da equipe.

Por isso, dar valor à inteligência emocional no trabalho é um ponto essencial para as empresas se destacarem no mercado. Ainda, a IE é cada vez mais estimulada no mundo corporativo, uma vez que ela é uma grande aliada para garantir melhores resultados para um negócio.