Conhecido como uma rede social voltada para fortalecimento de marca e busca de novos colaboradores, o LinkedIn muitas vezes é deixado de lado por estratégias e propostas de marketing digital das empresas. Hoje, ele é a maior rede profissional do mundo, possuindo mais de 500 milhões de usuários (2019). O Brasil é o terceiro país no ranking de maior número de inscrições na rede, sendo cerca de 30 milhões de perfis ativos.

Mas o afastamento de empresas dessa rede pode causar a perca de boas oportunidades de vendas ou de alcance de novos públicos. Vamos te explicar o porquê:


Primeiramente, o LinkedIn é para todos?

Sim, porém depende. O que isso quer dizer? Significa que toda marca pode estar na rede, mas a rede não é fundamental para todas. Um exemplo disso são as marcas de doce: elas podem estar postando suas belas caixinhas de bombons na rede, mas o Instagram pode ser uma melhor oportunidade. Ou seja, ela pode estar no LinkedIn mas talvez o público-alvo da marca não esteja ali.

Um dos problemas desta rede é que, enquanto Facebook e Instagram podem criar conteúdos de diversos tipos e formatos, o LinkedIn é um pouco mais limitado, tendo uma abordagem mais corporativa. Por esse motivo não é muito comum ver linguagens informais e descontraídas, sendo necessário movimentar os conteúdos de empresas mais “soltas” para algo mais formal.

A rede é um excelente espaço para atualizar com marcos, ações sociais, mudanças na marca, feiras ou notícias que englobem sua persona ou seu nicho.

Quais as vantagens de estar presente?

São diversas vantagens para estar em um ambiente como o do Linkedin. Para te explicar melhor, vamos elencar em tópicos:

  • Prospecção de clientes

Por ser um ambiente mais profissional e formal, os clientes tendem a checar os perfis de marcas no LinkedIn antes de fechar contratos, logo, a rede favorece novas prospecções. Também, por ser um canal que reúne mais pessoas interessas em negócios e networking, a audiência dos conteúdos é altamente qualificada. Diferentemente do Instagram, o perfil de pessoas é mais seleto e sério. Portanto, se a empresa deseja assumir bons posicionamentos, divulgando estratégias e seus projetos, a possibilidade de aumentar o fechamento de clientes no LinkedIn é muito alta.

  • Consolidação de marca

Segundo a plataforma, 3 em cada 4 usuários consideram o LinkedIn uma boa fonte informações confiáveis sobre as indústrias e empresas. Isso porque ele é tido como uma rede para temas mais sérios e institucionais, diferente de outras redes sociais, que são mais utilizadas para memes, fotos bonitas e divulgação de promoções. Se sua empresa tem um porte mais formal, o LinkedIn pode te ajudar a consolidar sua marca, fortalecendo seus valores e os produtos/serviços.

Também há oportunidades de engajar com colaboradores e clientes, pois a rede traz essa conexão por comentários ou marcações em postagens, aprofundando o relacionamento inclusive com fornecedores e acionistas, ou mesmo conquistas novas parcerias com outras empresas.

  • Novos colaboradores

Se a empresa deseja fazer contratações, o LinkedIn é um excelente ambiente. A rede é conhecida por ser um amplo ambiente de vagas abertas, então aproveite este espaço para divulgar suas oportunidades. Utilize uma boa descrição, contemplando as funções exercidas, formações necessárias e o que mais for desejado. Se você já usa um sistema externo para contratação, como sites de agências, é possível sincronizar o cadastro para ir direto para este portal. Caso não, a plataforma permite que o cadastro seja feito dentro da rede mesmo, de forma simplificada e com perguntas que você escolhe.

Também é possível filtrar para pessoas, cidades, formações, e até patrocinar suas vagas para terem um alto alcance do público-alvo desejado.

Mas como fazer isso?

Para quem está acostumado com a rede, criar perfis e atualizar com seu conteúdo é algo rotineiro. Se você não está adaptado com o ambiente mas deseja participar do mesmo, na Universidade Studio há um curso sobre LinkedIn para te ensinar a se posicionar, prospectar, interagir e criar relacionamentos com novos clientes potenciais na maior rede social profissional do mundo. O curso aborda temáticas como a montagem de perfil, melhoras no conteúdo, rotinas de sucesso, boas práticas para alcançar seu cliente ideal e afins. Clique aqui para saber mais.