Ao estruturar-se um hub de inovação, cria-se um núcleo de aprendizado, colaboração e fomento ao empreendedorismo de base tecnológica, que segue atuando para além do ambiente físico.

De fato, com a pandemia, foi possível perceber como as conexões e a rede de fomento estabelecidas pelos hubs de inovação seguem atuantes, mesmo com as operações acontecendo no formato online.

Seja na experiência online ou offline, à medida que as startups avançam na sua jornada devido às possibilidades que o hub oferece, um número maior de empreendedores passa a se interessar em estar nesse espaço.

Benefícios

Os hubs de inovação cumprem um papel de suma importância no crescimento de uma startup, independentemente do seu tempo de vida ou segmento de atuação.

No entanto, os benefícios que eles oferecem podem ser colhidos tanto pelas startups como pelas empresas, universidades e investidores que compõem a comunidade do hub. Confira algumas das principais vantagens dos hubs de inovação:

  • Open innovation e oportunidades de colaboração entre startups e entre estas e empresas, investidores e universidades.
  • Acesso à estrutura física e outros recursos que dão suporte às operações da startup, especialmente quando ela está no início da jornada.
  • Oportunidade de ver e ser visto no ecossistema de inovação, permitindo que startups e investidores aproveitem o timming certo para parcerias.
  • Compartilhamento de saberes e fomento ao ecossistema de inovação, à medida que as startups oxigenam o mercado com novas ideias e soluções.
  • Impulsionamento para a criação de tecnologias e modelos de negócio com impacto positivo em toda a sociedade.

Concluindo, um hub de inovação estabelece uma ponte entre startups e suas ideias transformadoras e os agentes do mercado interessados em fazê-las acontecer, sejam eles outras startups, empresas, investidores ou universidades.

Mais que um espaço físico, o hub de inovação é um sistema de valores e práticas que possibilita o desenvolvimento de todos os protagonistas envolvidos nesse processo.