Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), a geração Z, atualmente, representa a maior geração do planeta, com 32% da população mundial. Apesar do crescimento dessa comunidade geracional, tem sido desafiador para os gestores de empresas liderá-los e motivá-los nas organizações, ainda mais no período pós-pandemia, que mudou a rotina desses jovens que estão ingressando no mercado de trabalho. 

“Os principais desafios de liderá-los estão estreitamente ligados ao conflito, seja de valores, comportamentos, criação familiar ou experiências profissionais”, aponta Vandson Cunha, sócio e diretor da Bematize. 

Para Vandson, as empresas precisam observar de forma otimista que a chegada de profissionais dessa geração pode auxiliar na retenção de talentos, não como um embate entre outros colaboradores de outras gerações, mas sim como um complemento de bagagem. 

“Com a chegada da geração Z no mercado de trabalho, é preciso investir em uma adaptação não só no ambiente de trabalho, mas também na gestão de talentos. Essas pessoas podem agir de forma diferente dos profissionais de outras gerações e com necessidades distintas. Trabalhando juntos, no entanto, podem tornar o ambiente dinâmico e produtivo”, complementa. 

Como forma de ajudar as empresas que buscam trabalhar na liderança e motivação da geração Z no ambiente organizacional, o especialista reuniu sete estratégias:

Cultive o hábito do feedback

O feedback busca compreender as habilidades e dificuldades dos colaboradores, mas também serve para mantê-los motivados nas empresas. Para Vandson, essa prática vale tanto para alertá-los sobre possíveis falhas, quanto para parabenizá-los pelas ações exitosas, além de ser indispensável na gestão de pessoas. “O feedback funciona como uma bússola que orienta o profissional na hora de desenvolver suas atividades. Esses profissionais da nova geração estão interessados em conhecer os resultados do seu trabalho ou compreender o que poderiam melhorar”, comenta.

Estabeleça metas, desafie o profissional da geração Z

O alinhamento de metas é um dos recursos que muitas empresas usam para transformar a missão em um sucesso. Segundo Vandson, os colaboradores precisam ter os seus objetivos dentro da empresa definidos, pois, do contrário, ficará difícil mensurar o desempenho e a produtividade da companhia. “Quando o colaborador não sabe qual é o objetivo dele na organização, acaba perdendo a motivação. Portanto, é necessário que cada colaborador saiba qual é a sua responsabilidade dentro da empresa e tenha objetivos claramente definidos para que possa desenvolver-se no emprego, além de crescer na carreira”, afirma.

Ofereça um “bom” plano de benefícios 

Para motivar os profissionais da geração Z nas empresas, é necessário oferecer um bom plano de benefícios. Segundo Vandson, os benefícios servem como uma forma de engajar a produtividade dos colaboradores e reter novos talentos que podem ser combinados com os benefícios flexíveis. “O investimento do plano de benefícios se tornou tendência nas organizações, já que facilita a retenção de talentos que podem ser combinados com os benefícios flexíveis, que nada mais é que a autonomia do colaborador em escolher o seu próprio benefício de acordo com seu momento de vida, como, por exemplo, flexibilidade no horário, cursos de idiomas, descontos em academias e medicamentos, entre outros, dependendo da necessidade de cada pessoa”, explica o especialista. 

Saiba ouvi-los 

De acordo com o profissional da Bematize, o segredo para manter uma boa relação com os colaboradores é saber ouvi-los e entender as suas necessidades. “Essa geração valoriza bastante quem sabe ouvi-los. Portanto, busque entender o que eles pensam sobre a empresa, a função que desempenham e outros assuntos relevantes. Dê espaço para que apresentem ideias e sugestões que possam melhorar no engajamento da equipe”, pondera.

Use a tecnologia ao seu favor

As novas tecnologias de comunicação desencadearam mudanças na vida dos colaboradores, como o uso de aplicativos que facilitam o processo organizacional das empresas e o impulsionamento da produtividade. “Esta geração está ambientada com a tecnologia, já que cresceram diante do uso de aplicativos, da comunicação por vídeo, com a conectividade mundial, o domínio de plataformas, entre outras. O mercado está valorizando profissionais desapegados com a operacionalização, que podem dispor vantagens para as organizações, como: otimização de processos, simplificação de tarefas, além da compreensão das ferramentas tecnológicas”, diz. 

Treine as suas lideranças 

Segundo Vandson, um dos erros mais comuns dos gestores, e que pode comprometer a rotatividade dos jovens e gerar consequências para a empresa, é a falta de treinamento entre lideranças.  “Esta ação precisa ser realizada periodicamente, pois sempre existirá a necessidade de atualizar os conhecimentos e integrar futuros líderes”, afirma.

Valorize a diversidade e as causas sociais

A geração Z costuma pautar as questões da diversidade e das causas sociais, já que são movidos por novidades. De acordo com Vandson, as empresas precisam buscar novas formas de incentivar a motivação desses profissionais. “O tema da inclusão social, por exemplo, é o mais procurado por esses jovens que têm muito a contribuir no mundo corporativo. Para isso, as empresas precisam investir em pautas sociais, peça a ajuda deles no desenvolvimento de algum projeto que possa promover um ambiente de trabalho agradável”, finaliza. 

Com: Mundo RH.

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