Com o cenário atual da economia do país e no mundo, é normal que muitos investidores estejam receosos de investir em empreendimentos pouco confiáveis e com altos riscos de fracasso. As possibilidades de crescimento de um negócio é o que enchem os olhos das pessoas que pretendem aumentar sua renda e até mesmo alcançar altos patamares, como por exemplo franquias de tecnologia, que foram impulsionada pela alta transformação digital que ocorreu nos últimos anos.

Os investimentos não pararam, entretanto, há uma busca muito maior por negócios que oferecem menos riscos e até mesmo mais retorno a curto prazo, o que é uma grande vantagem. Porém, há um nicho muito bom que já está no mercado há muito tempo e que vem mostrando cada vez mais potencial: as franquias.

São opções práticas de negócio, com poucos riscos e que apresentam retorno relativamente rápido, o que tranquiliza o investidor. Aliado a este movimento, não podemos deixar de notar que todo o ramo que envolve tecnologia está crescendo exponencialmente. Pensando nisso, não seria interessante unir tecnologia e franquia?

A franquia é um modelo de negócio vantajoso pois está diretamente ligada à uma marca em específico. O investidor tem o trabalho de apenas efetuar a compra, uma vez que a franquia já possui marca, infraestrutura, logotipo, símbolos, modelos de negócio, produtos, marketing e suporte.

Além disso, é possível abrir uma franquia em qualquer lugar, dependendo apenas do estilo e ramo a que se refere. O negócio pode ser um restaurante, uma loja de roupas, maquiagens, franquias na área de tecnologia, entre outros ramos, e conta com uma dinâmica composta por franqueado e franqueador.

O franqueado é quem compra a franquia e recebe todos os suportes necessários do franqueador, que é quem detém, de fato, a marca e é o dono da matriz (loja principal).

O franqueador oferece todo o suporte necessário, bem como treinamentos, consultorias, capacitações, suportes, materiais, embalagens e produtos.

Qual o dever do franqueado?

Neste caso, ele deve prestar algumas contas ao franqueador, bem como uma porcentagem de valor para arcar com as despesas e poder utilizar o nome da marca. Essa parceria é conhecida como “ganha, ganha”.

Franchising

O termo franchising significa a concessão dos direitos de uso da marca e/ou patente ao comprador da franquia. É um modelo um pouco diferente do que conhecemos, pois não engloba apenas o uso dos materiais e produtos da marca, mas também uma concessão da patente.

Todo franchising no Brasil é regulado pela lei 8.955/94 que se baseia na transparência dessa parceria, gerando a segurança jurídica para quem está fornecendo e para quem está comprando. Ou seja, é um modelo de negócio escalável, já estruturado e que já foi testado e aprovado.

Segmento de franquia

As franquias e franchising podem ser de diversos segmentos, não há limitações em relação a isso. No Brasil, atualmente, temos diversos setores, tais como:

  • Casa e construção
  • Alimentação;
  • Comunicação;
  • Informática;
  • Eletrônicos;
  • Entretenimento e Lazer;
  • Bem-estar;
  • Hotelaria e turismo;
  • Limpeza e conservação;
  • Moda e acessórios;
  • Saúde e beleza;
  • Franquia de tecnologia.

E muitos outros. Alguns investidores, inclusive, buscam tendências internacionais para trazer ao país e apostar em novos mercados. A maioria desses negócios conseguem fincar raízes e conquistar o público – outros, nem tanto. Vale sempre fazer um estudo de mercado.

Tipos de franquias

Microfranquia: para investidores que possuem poucos recursos, com cerca de R$ 10.000 é possível abrir uma; 

  • Franquia Unitária: essa franquia pode ser comprada pelo investidor, porém quem definirá o local em que ficará situado será o próprio franqueador. O franqueado pode ter mais de uma, acontece muito com franquias de tecnologia baratas; 
  • Franquia Master: esta franquia é indicada para lugares com densidade demográfica grande, onde há várias pessoas e que o franqueado por abrir “franquias”, receber parte das taxas e os royalties dos seus franqueados; 
  • Franquia de Desenvolvimento: o franqueado terá a missão de desenvolver uma certa região, podendo abrir mais de uma franquia em um período de tempo para trabalhar melhor o segmento.

Assim como o desenvolvimento tecnológico, que está avançando exponencialmente, o negócio relacionado a este ramo também. Podemos considerar a tecnologia como a mina do tesouro deste século.

Apostar em franquia de tecnologia significa investir em um negócio altamente lucrativo sem riscos de prejuízos ou que sejam muito baixos. No exterior, já é possível analisar um crescimento significativo em franquias de tecnologia também, ainda que as startups estejam muito populares.

Segundo a associação brasileira das empresas de software, a indústria de tecnologia no Brasil cresceu 22,9% e investiu cerca de R$200,3 bilhões.

Quais são as vantagens em abrir uma franquia de tecnologia?

As vantagens em abrir uma franquia de tecnologia são diversas. É um mercado que cresce a cada dia, muitas empresas precisam de suportes tecnológicos, a manutenção das ferramentas é super necessária.

Além de adquirir uma marca que já está pronta e que faz sucesso no mercado de tecnologia, tem a vantagem de ter treinamentos e consultorias únicas. Entretanto, é importante avaliar alguns pontos antes de fechar negócio com alguma marca.

O ideal é que haja um estudo de mercado, que leve em consideração o tempo da marca, os concorrentes que ela possui e como ela se sai perante à eles, qual o capital que ela administra e, consequente, você também administra, qualidade dos produtos e serviços oferecidos, quais os suportes do pós-venda e tipo de franquia que a matriz disponibilizará.

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