Nos últimos anos, o RH deixou de se dedicar exclusivamente a processos operacionais e burocráticos e se tornou uma área estratégica fundamental para o bom funcionamento das empresas.

Um levantamento feito pela Top Employers Institute acompanhou 53 empresas entres os anos de 2011 e 2015, acompanhando seus resultados em comparação com índices de 9 bolsas diferentes. Como resultado, descobriram que aquelas com melhoras práticas de RH possuem desempenho, em média, 51% superior ao do mercado.

Com a pandemia, a importância do RH ficou ainda mais evidente. Responsáveis por gerir pessoas em um momento tão delicado, os profissionais da área tiveram que adotar metodologias ágeis para enfrentar os desafios impostos pelo isolamento social.

Na pesquisa “Impactos da Covid-19 no trabalho em grandes empresas”, realizada pelo Grupo Cia de Talentos, a Acesso Digital e o Instituto Locomotiva, foi revelada a importância da digitalização dos processos de RH para que as empresas tornem-se mais ágeis.

Realizado em junho, o estudo contou com entrevistas de 185 gestores de médias e grandes empresas atuantes no Brasil, e descobriu que, na maioria das companhias, o processo de admissão leva de uma a duas semanas, sendo o cadastramento do novo colaborador no sistema a etapa mais demorada.

Entre as razões para essa lentidão estão a burocracia e a adoção de sistemas analógicos, onde 35% das empresas ainda não permitem o envio dos documentos por e-mail, por exemplo. E, em 31% dos casos, o candidato tem que ir pessoalmente ao departamento de RH por duas vezes ou até mais.

Logo, diante do novo cenário, as empresas têm aderido ao RH digital para tornar o setor mais moderno, ágil e assertivo.

Veja quais são os principais impactos na transformação digital do RH:

  • Automação de processos

Um dos principais impactos da digitalização do RH é a oportunidade de automatizar processos através de softwares de gestão que otimizam a administração de dados, documentos e da avaliação de desempenho dos colaboradores, por exemplo. A prática pode ser utilizada, inclusive, na comunicação interna da organização.
A automação otimiza a gestão de tempo das equipes, diminui custos e auxilia na minimização de retrabalhos.

  • Recrutamentos mais ágeis e assertivos

No Bettha, a primeira HR Tech do Brasil, as empresas podem realizar um processo seletivo 100% digital, sem a necessidade de uma mediação. Ou seja, através da inteligência artificial, é possível recrutar e contratar um profissional de forma autônoma e rápida – valores fundamentais para o momento atual.

No serviço do Bettha, as empresas e profissionais também contam com softwares de inteligência artificial que analisam o perfil comportamental dos candidatos, integrando o perfil dos profissionais à necessidade da empresa contratante. Dessa forma, os candidatos selecionados são mais assertivos e alinhados a cultura organizacional da organização.

  • Gestão baseada em dados

O termo data driven business é uma tendência para os próximos anos. Ele diz respeito aos negócios dirigidos por dados, que ajudam os gestores a fazerem suas escolhas a partir de informações concretas, garantindo que os recursos empresariais sejam alocados de maneira estratégica.
Com a transformação digital no RH, é possível utilizar dados para a tomada de decisões mais estratégias. Em outras palavras, poderá fundamentar suas decisões em evidências e não apenas na intuição dos líderes.

  • Flexibilidade e otimização do tempo

Outro ponto em que a transformação digital ajuda o setor é na flexibilidade. Hoje, é possível usar serviços de nuvem para acessar arquivos de qualquer lugar do mundo com segurança. Além disso, as — muitas vezes, desnecessárias — reuniões podem ser diminuídas por meio do uso de ferramentas de colaboração online.

No entanto, é importante compreender que não basta inserir novas tecnologias na empresa sem que as pessoas sejam o foco da estratégia. Uma pesquisa feita pela LHH, mostra que, em geral, as iniciativas de digitalização estão fadadas ao fracasso se não considerarem ações de desenvolvimento dos profissionais, que devem ser tocadas pela área de RH com o apoio da alta direção da companhia.

As organizações devem investir em treinamentos e na revisão da cultura organizacional da companhia, afim de garantir um mindset compatível à integração de novas tecnologias e dos processos ágeis, ok?

Fonte: Exame