Contas de luz com valores altos em casas que não possuem um interruptor aceso à toa, impulsionaram a criação da Metha, uma startup de geração distribuída de energia elétrica, que reduz o valor das contas em até 15%.

A startup foi criada em 2017 por Victor Soares e Diego Fraga e une pequenos produtores de energia sustentável – solar, biogás, eólica ou hídrica – a consumidores, como comércios e residências.

O conceito de “geração distribuída” se refere a quando o produtor tem pequenos centros de geração de energia em sua própria propriedade. A energia produzida ali é vendida para residências e pequenos comércios, tendo como consequência um abatimento de até 15% no valor da conta de luz. Assim, é possível consumir energia limpa sem fazer investimentos com instalações de placas solares, por exemplo.

A solução foi premiada em 2018 pelo Seed, programa de aceleração de startups do governo de Minas Gerais, e foi destaque do levantamento do Distrito Minas Tech Report 2020. Apesar de ainda ser pouco utilizada, a energia renovável tem grande potencial de crescimento no Brasil.

Segundo Soares, apesar de apenas 230 mil residências no Brasil terem acesso ao tipo de crédito oferecido pela startup, os números mostram um crescimento neste tipo de adesão, registrando aumento de 320% no número de clientes desde o começo de 2020.

Atualmente, são 28 mil residências cadastradas na plataforma e 13 parceiros produtores de energia, todos no estado de Minas Gerais. Segundo os sócios, a expectativa é expandir a atuação para mais quatro regiões do Brasil nos próximos seis meses. O objetivo é atender 80 mil residências no país até março de 2021.

Para receber o benefício, os interessados devem realizar um cadastro no site da Metha. Também é necessário que produtores e consumidores estejam no raio de cobertura de uma única companhia de energia.

O crescimento no número de clientes corrobora com dados do Ministério de Minas e Energia, que mostram um crescimento de 92% no consumo de energia solar e 15,5% no consumo de energia eólica no país em relação a 2018. No cenário da pandemia, na contramão da média brasileira de consumo, enquanto as residências mostraram queda de 11% no consumo de energia após o início do isolamento social  — segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) — a startup mineira registrou um crescimento de 15,27% no consumo de seus clientes em junho, se comparado ao mesmo mês do ano passado.

O Brasil ainda tem um longo caminho para a conscientização do consumo mais sustentável. A Metha Energia sente que as três justificativas mais usadas entre clientes para contratar a empresa são economia, atendimento e sustentabilidade. Para Soares, o acesso a produtos e recursos sustentáveis deve ser barateado para atingir uma maior parcela da população.

Fonte: MSN