Segundo dados da Global Entrepreneurship Monitor, 48,7% do mercado empreendedor é composto por mulheres, que somam mais de 30 milhões só no Brasil.

Crescimento das mulheres empreendedoras no Brasil

Por conta da pandemia causada pelo Covid-19, o número de mulheres que se arriscaram no empreendedorismo cresceu 40%, sendo que 44% são chefes de família e 85% são as responsáveis pela decisão de compra dentro de casa.

O protagonismo feminino dentro do mercado empreendedor tem avançado, e novas opções com foco no empreendedorismo feminino surgiram para oferecer suporte a essas mulheres.

Em maior número na faixa etária de 22 a 35 anos, 54% das mulheres decidiram neste ano abrir uma nova empresa ou investir em negócios voltados a serviços, principalmente na alimentação, beleza, estética e moda. Os dados são da Rede de Mulheres Empreendedoras, criada em 2017 e que hoje atende mais de 500 mil mulheres cadastradas com orientações que vão de como abrir uma empresa até como se fortalecer no mercado de atuação.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2019, 9,3 milhões de mulheres já eram empreendedoras, o que representava 34% dos donos de empresas. O nível de escolaridade das empreendedoras são 16% superiores aos homens e elas são mais jovens na comparação com os homens.

Já a consultoria Global Enterpreneurship Monitor vai além. De acordo com estudo também referente ao ano passado, 24 milhões de mulheres eram donas dos seus negócios. A diferença para os homens é de, aproximadamente, um milhão de empreendedores a favor do sexo masculino.

O PODER FEMININO

O Brasil é o sétimo país do mundo em relação às mulheres empreendedoras – fase inicial de 42 meses. Um relatório do Boston Consulting Group (BCG) indica que as mulheres empreendedoras podem aumentar o Produto Mundial Bruto em torno de US$ 5 trilhões, correspondendo duas vezes o Produto Interno Bruto do Brasil.

Ao redor do mundo, a presença feminina nas grandes corporações, liderando equipes e trazendo resultados positivos nas gestões, é sinal de prosperidade em períodos que o mundo tenta aliviar-se da crise iniciada em 2009.

O Brasil é o 10º país no mundo com mulheres em cargos de liderança, segundo um estudo “Women on the Business 2019” da International Business Report (IBR). O estudo apontou que a presença feminina em cargos de liderança foi global, com crescimento em média de 12% em relação ao ano passado.

E pela primeira vez a proporção em nível Senior passou dos 25% atingindo 29% ante 24% no ano passado. O estudo é realizado há mais de 15 anos. O universo de entrevistados foi de 4.500 empresas de médio porte em 35 países. A periodicidade do estudo foi entre novembro e dezembro de 2018.

Fonte: Empreendedor.com.br