Seis em cada dez empreendedores estão seguros a respeito do futuro de suas empresas

Pesquisa feita pelo Sebrae e FGV aponta que, apesar das expectativas positivas para empreendedores, donos de pequenos negócios nos segmentos de alimentação, moda, logística e transporte são os mais receosos quanto ao futuro de suas empresas.

Dados sobre a crise

A 14ª Pesquisa de Impacto da Pandemia do Coronavírus nos Pequenos Negócios, realizada pelo Sebrae e pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), realizada com mais de 13 mil donos de pequenos negócios no país, aponta que existe uma parcela considerável de empreendedores que está otimista: 24% dos entrevistados estão conformados com a crise; 19% se sentem aliviados e mantém esperança no futuro e apenas 16% têm expectativa com os próximos meses de 2022.

Entretanto, é importante estar em alerta com os donos de negócio que estão preocupados com o futuro — estes somam quase 41% dos entrevistados (em comparação ao ano passado, eles representavam 36%). A pesquisa também aponta que os segmentos mais apreensivos são alimentação (50%), varejo de moda (47%) e logística e transporte (45%).

Empreendedores e o futuro de suas empresas

Se, nos anos de 2020 e 2021, a pandemia era a maior preocupação dos empreendedores, agora o que assombra é a inflação, com o aumento dos custos e a falta de clientes.