Categoria(s) do post: Finanças | Geral

Jovens que buscam profissões bem renumeradas estão sempre atentos às carreiras ligadas ao mercado financeiro. Todavia, o mercado de capitais brasileiro sempre foi visto como restrito e exclusivo para grandes fortunas. Recentemente, essa questão está mudando com diversos avanços tecnológicos e alterações na estrutura da economia do país.

Com o tema cada vez mais em alta, é natural que o interesse não fique restrito somente aos investimentos pessoais. Diante do cenário atual, um número cada vez maior de pessoas começa a olhar o mercado como oportunidade para seguir carreira, seja o jovem que acabou de ingressar na faculdade ou aquele profissional em busca de novas áreas.

Enquanto alguns tentam a sorte como day trader, operando de casa em busca de ganhos rápidos, outros pensam com foco no longo prazo e planejam seguir carreira em uma grande instituição financeira. Em vista disso, o Estadão consultou alguns profissionais da área para compreender quais são as funções mais promissoras e bem remuneradas atualmente.

Apostas

Além de analista e day trader, outros profissionais da área são assessor de investimentos e broker, além de gestor e investment banker. O assessor de investimentos, por exemplo, é o profissional que atua como agente autônomo (AAI) ligado às corretoras. Mas para exercer a função é necessário ter uma veia empreendedora e gostar de se relacionar, aponta Bianca Juliano, responsável pela escola de MBAs da XP.

Uma boa maneira de acertar na escolha é fazer uma pesquisa a fundo sobre cada carreira. Vale também, ler artigos e fazer cursos introdutórios sobre o mercado. Por mais que alguns materiais nesse sentido estejam disponíveis gratuitamente na internet, algumas instituições também oferecem cursos de pós-graduação mais generalistas.

“Para os estudantes, também é recomendável fazer estágio em bancos ou corretoras, para conhecer melhor as diferentes áreas”, comenta José Guilherme Chaves, coordenador da pós-graduação virtual em Mercado Financeiro e de Capitais da PUC-Minas.

Após estar com o mercado mapeado, o próximo passo é fazer um plano de carreira e entender quais são os certificados, especializações e habilidades exigidas para a profissão escolhida.

Influenciadores e Youtubers

Apesar de as posições mais cobiçadas remunerarem bem, é ilusória a visão de que o profissional vai ficar milionário e se aposentar para curtir a vida em poucos anos. Contra soluções mágicas vendidas por youtubers e influenciadores digitais, os especialistas garantem que são necessários anos de trabalho duro para ser bem sucedido.

“Viver do mercado financeiro não é ficar tomando champanhe e esquiando em Aspen (EUA) toda hora”, afirma Michael Viriato, professor de Finanças do Insper. “Quantas horas a pessoa está disposta a trabalhar e estudar? Quantos fins de semana está disposta a sacrificar? Nem todo mundo tem essa disposição, existe um trabalho exigente por trás do glamour que vendem”.

É verídico que, posições de destaque e almejadas no ramo das finanças também são conhecidas pela carga horária puxada, com jornadas de trabalho que podem superar 12 horas diárias. Resiliência e habilidade de trabalhar em um ambiente de pressão são essenciais para quem deseja entrar e crescer nesse mundo.

Fonte: Liberal