Na última quarta-feira, 21, o CEO da Tesla, Elon Musk, revelou que a empresa é uma cadeia de startup. Segundo informações do TechCrunch, Musk explicou que há mais de uma dúzia de startups na Tesla e ele vê cada linha de produto e fábrica como startup.

A fabricante de automóveis também produz baterias, painéis solares domésticos e, entre outras coisas, está procurando oferecer seguro de carros.

A publicação destaca que algumas das startups incluem autonomia, design de chips, serviço de veículos, vendas, projeto de uma unidade de acionamento, motores, rede de superalimentadores e seguro em breve.

A Tesla também divulgou divulgou o melhor resultado da história para a companhia e disse que espera atingir a meta de meio milhão de carros vendidos ainda em 2020.

Os fortes resultados e a meta ambiciosa foram uma boa notícia para os investidores. As ações da companhia valorizaram mais de 400%.

Com o fechamento de sua fábrica em Fremont, Califórnia , devido à pandemia covid-19, havia dúvidas de que a Tesla poderia atingir sua meta de entregar 500 mil carros aos clientes neste ano. Nos primeiros três trimestres deste ano, foram comercializados  319 mil unidades.

Analistas previam ganhos de US$ 593 milhões, mas a companhia reportou lucro líquido de US$ 874 milhões excluindo itens especiais, um aumento de 156% em comparação com um ano atrás e quase o dobro do lucro do segundo trimestre.

Incluindo itens especiais, o lucro líquido ficou em US$ 331 milhões. Ou seja, mais que o triplo do lucro do segundo trimestre, quando ela estava saindo do bloqueio temporário de sua fábrica.

A receita, por sua vez, atingiu a marca de US$ 8,8 bilhões, com expansão de 39% em relação ao ano anterior. O fluxo de caixa mais do que triplicou, para US$ 1,4 bilhão.

Entre o caixa gerado pelas operações e o dinheiro arrecadado nas vendas recentes de ações, a empresa antes sem dinheiro encerrou o trimestre com US $ 14,5 bilhões em caixa, um aumento de 69% em apenas três meses.