Em abril de 2024, o comércio varejista experimentou um aumento de 0,9%, em comparação com o mês anterior, de acordo com os dados mais recentes da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE.

Este crescimento marca o quarto mês consecutivo de expansão do setor, totalizando um aumento de 4,9% no ano e 2,7% nos últimos 12 meses.

Entre as oito áreas avaliadas, cinco testemunharam crescimento em abril. Destaque para o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, que registrou um aumento de 1,5%. Além disso, o segmento de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação teve um notável crescimento de 14,2%, impulsionando o desempenho global.

O aumento nas vendas de hipermercados e supermercados, que representam mais da metade do índice total, é particularmente significativo, especialmente após dois meses consecutivos de resultados quase estagnados. O setor de móveis e eletrodomésticos também se recuperou, com um crescimento de 2,4% em abril, após uma queda em março, principalmente devido à recuperação de atividades que apresentaram resultados fracos no ano anterior.

Por outro lado, algumas áreas como livros, jornais, revistas e papelaria, bem como tecidos, vestuário e calçados, viram uma diminuição nas vendas em abril.

No entanto, o setor de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria registrou um aumento de 0,6%, marcando o terceiro mês consecutivo de crescimento.

No setor mais amplo do comércio varejista, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, houve uma queda de 1% em abril. Isso destaca a importância de analisar o desempenho de diferentes segmentos para compreender o panorama geral do comércio varejista:

  • No indicador do comércio varejista ampliado, que inclui, além das atividades de varejo, as de veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, já a Paraíba registrou um crescimento acima de dois dígitos (10,4%) em abril em comparação com o mesmo mês do ano anterior, enquanto a média nacional ficou em 4,9%. No acumulado de janeiro a abril, a Paraíba cresceu 7,5% no varejo ampliado, superando a média nacional de 4,7%.

De acordo com o IBGE, seis dos oito setores analisados avançaram em abril deste ano em relação ao mesmo mês do ano anterior.

Estes incluem: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria; equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação; móveis e eletrodomésticos; outros artigos de uso pessoal e doméstico; livros, jornais, revistas e papelaria; e combustíveis e lubrificantes (1,8%).

Veja o que nosso conselheiro, Nicholas Lopes da Studio Varejo discutiu com outros especialistas durante nosso Podcast durante a Feira APAS SHOW 2024: