Mais uma consequência direta da pandemia enfrentada nos últimos dois anos é a mudança de paradigma dentro das empresas. Com a consolidação do “home office”, as empresas encontram dificuldade para descobrir e encontrar novos talentos.
Leia nosso artigo que traz um panorama do que vem acontecendo.
Novo cenário no mundo empresarial
Diante de um novo cenário, com o “home office” e o serviço remoto ganhando força, as empresas encontraram um novo desafio: o de achar e contratar bons profissionais para o serviço. A pandemia de Covid-19 foi a principal influenciadora dessa nova mudança, principalmente pelo fato de exigir um distanciamento social, obrigando que as empresas se adequassem ao modelo remoto para continuar operando.
Isso trouxe algumas mudanças, como a flexibilidade para os trabalhadores, seja de horários ou de local, tornando esse modelo cada vez mais atrativo. Contudo, para a maioria das empresas, isso passou a ser um obstáculo para contratação de novos funcionários.
Funcionários preferem trabalhar em casa
Uma pesquisa realizada pela Formstack mostrou que quase 80% dos funcionários sentem maior produtividade quando trabalham em suas casas. Ao passo que mais de 70% dos participantes da pesquisa além estarem mais felizes no modelo remoto.
Isso mostrou que há uma demanda atual para que as empresas se adequem aos novos padrões exigidos pela maior parte dos profissionais. Além disso, um outro estudo, feito pelo site LinkedIn, mostrou que o equilíbrio entre as modalidades presencial e remota é a forma favorita e a mais bem aceita entre os trabalhadores.
Aumento na oferta e ambiente mais competitivo
Em vista da crescente competição que há no mercado de trabalho, devido às oportunidades de capacitação, melhores salários e chances de desenvolvimento, os profissionais no mercado se tornaram cada vez mais seletivos.
Dessa forma, contratar funcionários bem preparados passou a depender de quais benefícios diferenciais uma empresa tem em relação à outra, seja pelas estratégias de desenvolvimento dos profissionais, seja pelo maior número de vagas no mercado. Assim, fica evidente a necessidade de modernizar e flexibilizar a cadeia de trabalho dentro de uma empresa, com o objetivo de conseguir evitar a fuga de seus talentos.