O comércio varejista cresce no Maranhão e registra aumento expressivo no mercado de trabalho visto seu mérito no ramo do varejo ter aumentado e assim gerar melhora no mercado de trabalho comparado ao ano anterior de 17,6% entre janeiro e maio de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Esse é o maior índice de crescimento em todo o Nordeste, destacando ainda um avanço de 9,6% no comércio varejista restrito, que exclui veículos, partes e peças.

Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o estado do Maranhão não apenas liderou o crescimento no varejo, mas também apresentou um saldo positivo de 4.395 novos empregos formais, alcançando um total de 647.129 postos de trabalho formais. Isso representa uma variação positiva de 0,68%.

Fatores impulsionadores do crescimento:

Uma análise do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), divulgada no final de julho, aponta que esse crescimento regional é impulsionado pelo aumento no consumo das famílias, pela melhora na oferta de empregos, pela elevação do rendimento médio real e pelo processo de desinflação. O aumento da demanda por crédito também acompanhou o movimento de expansão econômica.

O Sistema Financeiro Nordestino registrou um saldo de operações de crédito de R$ 821,1 bilhões em maio de 2024, representando um crescimento de 10,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Esse crescimento superou o observado em nível nacional, onde o crédito cresceu 9,2% no mesmo período.

Ana Paula Medeiros Vieira, Coordenadora de Ciclo de Crédito da Central Sicredi Nordeste, destacou que os segmentos de Comércio e Serviços lideraram a procura por crédito, representando 89% da carteira de crédito de pessoa jurídica em maio de 2024, com operações totalizando R$ 1,9 bilhão, um aumento de 22% em comparação ao ano anterior.

Em abril de 2024, o volume de vendas do comércio varejista no Brasil cresceu 0,9% em comparação a março, de acordo com a série com ajuste sazonal. Esse foi o quarto resultado positivo consecutivo do setor, que acumula uma alta de 4,9% no ano e de 2,7% nos últimos 12 meses.

No setor de comércio, o crescimento econômico nordestino tem se refletido na oferta de crédito para supermercados, lojas de móveis e eletrodomésticos, e materiais de construção.

As empresas têm buscado financiamento principalmente para capital de giro, expansão e modernização, além de investimentos em tecnologia, e-commerce e marketing.

No setor de serviços, as principais demandas de crédito incluem investimentos em tecnologia, treinamento e geração de capital de giro, com um aumento nos projetos voltados para aquisição de softwares especializados, sistemas de gestão empresarial (ERP) e desenvolvimento de plataformas digitais.

Essas iniciativas são cruciais para o crescimento e a sustentabilidade das empresas nos setores de comércio e serviços na região Nordeste, contribuindo para o desenvolvimento econômico local e regional.

Você, empresário que investe ou deseja investir no setor varejista, conheça a Studio Varejo, uma divisão do Grupo Studio dedicada a apoiar o crescimento e a evolução do seu negócio.

Com a expertise do Grupo Studio e uma equipe de profissionais altamente capacitados e sempre à frente das tendências do mercado, estamos prontos para ajudar você a alcançar novos patamares.

Saiba mais: