Sem dúvida, a contabilidade é um dos pilares essenciais para o desenvolvimento de qualquer empresa. Devido a grande quantidade de regras, processos e obrigações a serem atendidas para que o negócio opere de forma regular, a presença de profissionais especializados nessa área se torna indispensável para a manutenção de uma empresa saudável.

Por muito tempo, a contabilidade foi vista como uma área burocrática nas empresas, sendo responsável por emitir guias, fazer pagamentos e elaborar cálculos a respeito dos diferentes aspectos do negócio. Todavia, essa visão está ultrapassada. Atualmente, se fala muito em contabilidade consultiva, uma abordagem que vai além da simples execução de processos operacionais, burocráticos e da elaboração de planilhas.

Essa técnica apresenta um viés estratégico, pois oferece subsídios informativos para gestores e líderes, orientando a tomada de decisões a partir de avaliações quantitativas e qualitativas.

O que é contabilidade consultiva?

A contabilidade consultiva é uma nova abordagem da contabilidade no contexto empresarial — um modelo em que o contador e o empresário passam a interagir de maneira mais estratégica, analisando dados conjuntamente para servir de base na hora de tomar uma decisão.

Assim, a contabilidade consultiva pode ser considerada uma evolução da contabilidade tradicional. Seu papel é manter gestores e líderes informados sobre os aspectos contábeis mais relevantes da empresa, como planos econômicos e financeiros, reforçando a gestão a partir de orientações e avaliações estratégicas.

Nessa nova dinâmica, a contabilidade atua como uma parceira das empresas, independentemente do seu segmento ou porte. Assim, o conhecimento dos profissionais da área é empregado não só para atender às exigências legais de escrituração e pagamento de tributos, mas para aprofundar o nível de entendimento dos gestores sobre o negócio, suas finanças e, assim, contribuir para o seu crescimento sustentável.

Por que se tornou tendência nos escritórios de contabilidade?

Como dito, durante muito tempo, os escritórios e profissionais de contabilidade foram vistos apenas como geradores de guias e cumpridores de obrigações acessórias em nome dos contribuintes.

Contudo, com a inovação dos meios e a qualificação do uso dos dados e informações das empresas, a contabilidade passou a ter uma relevância cada vez maior não só para a atuação regular de um negócio, mas para uma atuação sólida e competitiva.

Nesse cenário, então, escritórios e profissionais estão investindo mais na aproximação com os clientes, de modo a oferecer serviços diferenciados, mais técnicos, consultivos e estratégicos, posicionando o setor contábil com uma parte mais importante para os negócios.

Como a contabilidade consultiva funciona?

Com base nas informações das movimentações, registros e demonstrações, o contador desenvolve análises e interpretações desses números, gerando indicadores que contribuirão para o desenvolvimento sustentável das empresas.

Cabe a cada contador personalizar a entrega dessas informações — e isso dependerá das ferramentas que ele possui e da avaliação do perfil do seu cliente. Assim, é preciso destacar que um dos traços mais marcantes da contabilidade consultiva é a comunicação entre profissionais e empresários, o que acaba por agregar mais valor para os serviços.

Essa comunicação fortalece a troca de informações e o entendimento da real situação do negócio, o que permite a formulação de planos mais precisos e alinhados à realidade da empresa e à necessidade do empresário. O objetivo, então, é a atuação em conjunto, com a contabilidade fornecendo suporte para leituras estratégicas e para o processo de tomada de decisão.

Benefícios:

  • Inovação

Essa nova visão da contabilidade é uma ótima oportunidade para que as empresas do setor inovem na sua forma de atuar e se aproximem dos seus clientes, pois essa estratégia tem um maior valor agregado, é mais moderna e oferece resultados ainda mais satisfatórios.

Além disso, não se pode esquecer que a contabilidade consultiva caminha lado a lado com a tecnologia e o uso estratégico dos dados. Assim, por meio da automação de relatórios, aprimoramento e padronização dos ERP’s, por exemplo, é possível fazer o cruzamento de diferentes informações, facilitando a identificação de erros e reduzindo o tempo gasto com o operacional.

Do mesmo modo, a modernização dos processos contábeis, com a aplicação de assinatura eletrônica, documentos digitais e o uso do Certificado Digital também contribuem para que a contabilidade seja mais dinâmica, eficiente e inovadora — tudo de que uma empresa de sucesso necessita.

  • Qualidade

A responsabilidade com o pagamento dos tributos e o cumprimento adequado das normas atinentes ao negócio, sem dúvida, são algumas das principais finalidades da contabilidade nas empresas.

Porém, com a contabilidade consultiva, esse cenário tende a se aprofundar. Com uma atuação mais ampla e baseada em dados e uma fiscalização mais ativa das movimentações, a nova abordagem pode não só auxiliar nos pontos mencionados, mas ainda contribuir para a redução de falhas nos processos contábeis.

Essa característica, na prática, afeta direta e positivamente a qualidade das entregas dos profissionais e escritórios de contabilidade, o que pode ser visto como um diferencial importante na prospecção e retenção de clientes.

  • Planejamento

Ao reforçar a gestão estratégica e financeira do negócio, a contabilidade consultiva também apresenta um grande potencial para subsidiar decisões e a elaboração dos planejamentos da empresa — sobretudo aquelas em estágio inicial, em que cada número e informação são ainda mais importantes.

Nesse cenário, a atuação consultiva do contador, por exemplo, ajuda no desenvolvimento de ações voltadas para o crescimento espontâneo do seu negócio, aprofundando análises e aumentando a probabilidade de que os resultados sejam positivos.

  • Redução de custos

A contabilidade consultiva oferece ao gestor uma metodologia muito mais sistematizada e eficiente para visualizar e entender as operações do negócio do ponto vista contábil e financeiro.

Em razão disso, um de seus reflexos positivos é a redução de custos, sobretudo com o pagamento de tributos.

A partir de avaliações mais bem estruturadas e fiscalizações frequentes, o contador pode identificar diferentes formas de promover a elisão fiscal, por exemplo, mantendo o negócio em conformidade com a legislação e com o Fisco, mas da maneira mais econômica e produtiva possível.

Além disso, a redução dos custos também pode ser percebida com a diminuição de erros nos processos, pagamentos indevidos e incidência de multas — situações menos suscetíveis de ocorrerem com uma contabilidade mais moderna e estratégica.

Por fim, como vimos, a contabilidade consultiva representa um grande avanço no mundo dos negócios. Essa abordagem aumenta o valor do serviço, colocando-o como uma atividade ainda mais essencial para a regularidade fiscal, operacional e financeira de qualquer empreendimento.

Assim, seguir por esse caminho certamente é a maneira mais indicada para fidelizar seus clientes e aumentar os seus ganhos.

Fonte: Contábeis