Recentemente, o mercado financeiro brasileiro vem passando por uma profunda transformação. Prova disso, é a presença do público feminino na B3. Os CPFs inscritos cresceram mais de cinco vezes entre 2018 e março de 2021, saltando de 179 mil para 924 mil no período, o que representa 26,6% do total de investidores atuais.

Apesar da notável evolução, ainda há um grande caminho a ser percorrido e a representatividade das mulheres na força de trabalho do setor é algo fundamental para se alcançar ainda mais o público feminino.

De acordo com um estudo realizado pela Harvard Business School, nos EUA, as mulheres ocupam apenas 9% dos cargos na indústria de venture capital, 6% em private equity e 11% das posições de gestão nos fundos de investimentos no país, colocando a participação feminina na maior indústria financeira do mundo atrás de profissões como o direito e a medicina.

No Brasil, levantamento da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) de 2020 revelou situação semelhante: as mulheres representavam apenas 6% dos profissionais com Certificação de Gestores de Carteiras Anbima (CGA), voltada para quem deseja atuar na gestão de fundos e carteiras de investimentos.

Os desafios à participação das mulheres nos investimentos e profissionalmente no mercado financeiro ainda são muitos, mas cada vez menores graças ao crescimento, também gradual, da mão de obra feminina no ramo.

Abaixo, confira uma seleção feita pela Forbes com nomes de mulheres pioneiras no mercado financeiro, que abriram caminho e investiram seu maior ativo, o tempo, para compartilhar e inspirar tantas outras brasileiras.

  • Zeina Latif

Considerada uma das economistas mais respeitadas e influentes do Brasil, Zeina Latif foi economista-chefe da XP Investimentos entre 2014 e 2020, além de ter passagens pelo HSBC, ING e Royal Bank of Scotland. É mestre e doutora em economia pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é consultora na Gibraltar Consultoria.

  • Ana Karina Bortoni

Mestre em química, Ana Karina Bortoni é CEO do Banco BMG desde janeiro de 2020. De 2000 a 2019, trabalhou na McKinsey & Company, empresa de consultoria empresarial norte-americana. É conselheira do Iguatemi e, em 2019, ganhou o Selo WOB (Women on Board) em evento da ONU Mulheres.

  • Marina Cançado

Entre diversos cursos e especializações, Marina possui em seu currículo certificados de instituições como FGV, Harvard, Singularity, Stanford University, MIT Sloan School of Management e ESPM. A atual head de sustentabilidade wealth da XP Private, iniciou sua carreira no setor público, desenvolvendo o programa de educação financeira para beneficiários do Bolsa Família e atuando no Conselho Consultivo da Presidência da República.

  • Luciana Seabra

Considerada uma das maiores especialistas em fundos de investimentos do Brasil, Luciana é jornalista, mestre em economia e analista CNPI. Reconhecida por seu trabalho voltado à educação de investidores, há cinco anos lançou a Empiricus, primeira publicação dedicada ao investidor brasileiro pessoa física. É fundadora da Spiti, sua casa de análises.

  • Lara Lemann

Lara Lemann é fundadora da Maya Capital, fundo de investimentos de venture capital que já levantou mais de US$ 40 milhões e realizou aportes em empresas como a NotCo, a Trybe e a Kovi. Formada pela Columbia University em Nova York, em 2016 integrou o programa global de trainees da Ambev e atuou como investidora anjo desde 2015 até 2018.

  • Ana Laura Magalhães Barata

Mestre em Economia Política Internacional pela Universidade Federal de Uberlândia, Ana Laura Magalhães começou no mercado financeiro como assessora na XP Investimentos, onde atualmente é sócia. Após ter acumulado uma carteira de R$ 400 milhões em dois anos, surgiu à ideia de mesclar o que aprendeu sobre finanças com sua experiência de mundo em outras áreas e criou o canal @explicaana.

  • Louise Barsi

Analista CNPI e economista, Louise Barsi é cofundadora do Ações Garantem Futuro (AGF), empresa voltada para a difusão da metodologia de investimentos criada pelo seu pai, Luiz Barsi. Além da atuação no AGF, Louise tem cadeira no conselho administrativo da Eternit e nos conselhos fiscais da Klabin e do Banco Santander.

  • Thereza Moreno

Com 28 anos de atuação na indústria de seguros brasileira, Thereza é graduada em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como vice-presidente Financeira da Prudential do Brasil há quase cinco anos, após passar por outros cargos na companhia.

  • Kelly Gusmão

Kelly é atualmente Chief People Officer (CPO) da Warren, área que escolheu se dedicar na corretora após anos de atuação em Wall Street. É criadora do Warren Equals, ação elaborada com o objetivo de aproximar as mulheres do mercado financeiro.

  • Cristina Junqueira

Cristina Junqueira é formada em engenharia de produção pela USP e, antes de fundar o Nubank, passou por empresas como o Itaú Unibanco, Booz Allen Hamilton e Boston Consulting Group. Possui MBA em finanças e marketing pela Kellogg School of Management e é considerada uma das vozes femininas mais relevantes no mercado financeiro brasileiro.

  • Nathalia Arcuri

Nathalia é jornalista e CEO na Me Poupe!, empresa que nasceu do seu trabalho como influencer no YouTube. Na plataforma, Nathalia tem quase 6 milhões de seguidores, foi pioneira ao falar sobre educação financeira nas redes sociais e, por isso, é considerada uma das maiores vozes no assunto no Brasil. Possui pós-graduação pelo Insper e pela Harvard Business School e, em 2019, apresentou um reality show em TV aberta sobre educação financeira.

  • Ana Leoni

Ana está há 15 anos na Associação Brasileira de Entidades Financeiras e Capitais (Anbima) e é responsável pela área de Educação e Informações Técnicas. Antes, trabalhou por 14 anos em instituições financeiras, em áreas como Private Banking, Desenvolvimento de Produtos e Comunicação. É conselheira da (Associação Brasileira de Planejadores Financeiros) Planejar e autora do projeto Dinheiro com Atitude, fruto da vontade de ajudar pessoas a terem uma relação mais saudável e equilibrada com a vida financeira.

  • Nathalia Rodrigues

A jovem carioca Nathalia Rodrigues é uma das referências no Brasil em educação financeira nas redes sociais. Com 228 mil inscritos no YouTube, Nathalia apresenta conceitos básicos da economia e investimentos para milhares de brasileiros. Ela é também autora do livro “Orçamento Sem Falhas: Saia do vermelho e aprenda a poupar com pouco dinheiro”, em que orienta seus leitores sobre como construir uma relação mais saudável com o dinheiro.

  • Mari Emmanouilides

Mari tem mais de 40 anos de atuação no mercado financeiro e foi diretora no Financial Planning Standards Board (FPSB), sócia-fundadora da Reliance Serviços Financeiros e Senior Financial Consultant na Merrill Lynch. Antes de fundar a Taler, trabalhou ainda no Chase Bank e no Itaú Unibanco.

  • Sandra Blanco

Sandra é responsável pela criação do primeiro clube de investimentos para mulheres no Brasil, publicou dois livros com foco na educação financeira do público feminino e, atualmente, desempenha a função de estrategista-chefe da Órama. É consultora de investimentos autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e especialista em questões financeiras femininas relacionadas ao trabalho.

  • Betina Roxo

Betina é formada em economia pelo Insper e, atualmente, é estrategista-chefe da Rico, primeira mulher a ocupar o cargo. Antes, passou pelo HSBC e pelo Bank of America Merrill Lynch, cobrindo os setores de Óleo e Gás, Mineração, Siderurgia, Celulose e Alimentos e Bebidas. Uma das principais referências femininas em investimentos no Brasil, Betina atuou ainda na Stone Pagamentos e no time de Equity Research da XP Investimentos.

  • Marta Pinheiro

Marta Pinheiro é formada em administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV), mestre em finanças, sócia e diretora-executiva ESG da XP Investimentos. Antes, atuou no Instituto para Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), no Integration Consulting e foi responsável pela liderança de times de inovação e transformação de negócios no mercado financeiro.

  • Carolina Giovanella

Carolina é diretora geral da Portofino Multi Family Office, empresa que fundou em 2011 para administrar os bens da família. É formada em administração de empresas pela PUC-RS e especialista em Mercado de Capitais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É profissional CFP® pelo IBCFP e comanda a Portofino, com escritórios em São Paulo e Nova York.

Fonte: Forbes.