A versão brasileira da Technology Review, plataforma de conteúdo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e a maior publicação do ramo do mundo, divulgou a lista Innovative Worksplace, que relaciona as 20 empresas mais inovadoras do Brasil.
“A iniciativa tem o objetivo de desenvolver a cultura de tecnologia e inovação do universo corporativo brasileiro. Queremos amadurecer este cenário, destacando as boas iniciativas e apresentando relatórios com possíveis caminhos de melhoria”, destaca André Miceli, CEO da MIT Technology Review e coordenador da pesquisa.
Destacaram-se os segmentos de Varejo e Consumo, que tiveram cinco empresas e na sequência, os setores de Tecnologia e Telecom, empatado com Finanças e Seguros, com três companhias.
Abaixo, veja a lista completa:
- Ambev;
- Braskem;
- C&A;
- Carrefour;
- Conexa Saúde;
- G4 Educação;
- Generali;
- Hospital Albert Einstein;
- iFood, Movida;
- Nestlé;
- Olist;
- Omnify;
- Reserva;
- SAS;
- Siemens;
- Tecban;
- Vibra Energia;
- Wemobi;
- Cisco.
Importante destacar que as companhias são listadas em ordem alfabética e não há um ranking entre elas.
Para chegar ao resultado, as empresas foram divididas em grupos e analisadas sob quatro perspectivas diferentes: gestão, marketing, processos e produtos. Durante esse processo, aconteceram entrevistas com os executivos. Ao todo, mais de mil empresas se inscreveram, de todos os tamanhos e segmentos, de startups a multinacionais.
De acordo com o coordenador da pesquisa, para a análise ser mais justa, as empresas foram divididas em grupos de inovação, todas as integrantes delas passaram por uma apuração que teria como base suas faixas de faturamento, definidas de acordo com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
De 1 a 5, as médias gerais das empresas que apareceram nesta primeira lista foram: Processos: 3,82; Gestão & Cultura: 4,06; Marketing & Vendas: 4,28%; Produtos & Serviços: 4,12; Diversidade: 3,68; Inovação aberta: 3,18 e Uso de dados: 4,02. Diversidade e Inovação Aberta ainda são grandes barreiras para a inovação no Brasil.
Charles Schweitzer, diretor superintendente de inovação e cultura do Banco Carrefour, afirma que a companhia está focada em melhorar a jornada do cliente e entregar novas funcionalidades, focadas principalmente nas classes B-, C e D, possibilitando bancarizar a população com pouco acesso a serviços como seguros, conta digital, cartão de crédito, crédito pessoal, parcelamento, facilitando a vida do cliente do Carrefour e do Atacadão.
Clique aqui e seja um franqueado de sucesso!
Conheça nossas soluções: