Entre os empreendedores brasileiros com interesse em investir em franquias, 44% são mulheres. E ainda, na faixa que pretende investir até R$ 10 mil, as mulheres dominam, totalizando 57,4%.
Os dados foram levantados pelo estudo Mulheres Interessadas no Franchising, feito pelo Guia Franquias de Sucesso entre novembro de 2018 e janeiro de 2019.
Na hora de investir em um novo negócio, seguir algumas premissas são essenciais, como: definição do modelo e plano de negócio, crédito para começar e máquina para os clientes pagarem pelos produtos e serviços.
Ainda de acordo com o levantamento, os segmentos que despertam mais interesse entre as empreendedoras são:
- Alimentação (57,4%)
2. Beleza e saúde (49,7%)
3. Serviços (36,5%)
4. Cosméticos e perfumes (34,2%)
5. Roupas e calçados (31,7%)
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro em Pequenas Empresas (Sebrae) orienta as empreendedoras a seguir alguns passos antes de aderir a uma franquia:
- Pesquise e compare as opções, e não só as mais famosas.
- Planeje quanto vai precisar investir, incluindo capital inicial e capital de giro.
- Analise a rentabilidade.
- Compare o investimento inicial e a rentabilidade com as perspectivas para abrir do zero uma empresa comum.
- Converse com franqueados e ex-franqueados das redes que mais lhe interessaram para conhecer melhor a rotina e os problemas da franquia.
Se depois de toda essa análise a empreendedora decidiu por abrir uma franquia, pode ser a hora de lembrar-se de um fator crucial: a máquina de cartão é importante para não perder vendas. De acordo com um estudo da consultoria IDC de agosto do ano passado, 61% dos brasileiros já utilizavam meios digitais de pagamento, e isso antes mesmo da pandemia.
Além do baixo custo do equipamento, é importante analisar a modalidade de pagamento preferida pelo público. Por exemplo, clientes do segmento de alimentação tendem a processar mais pagamentos no débito, enquanto os do segmento de beleza e saúde costumam utilizar mais o crédito.