A comunicação interpessoal é parte de um tema maior a “comunicação”, definida como principal método para transmitir ideias, conteúdos e informações entre duas ou mais pessoas podendo ser argumentativa, expositiva ou de convencimento baseado nas trocas entre os seus interlocutores. 

Sua importância está na boa convivência dos indivíduos em qualquer sociedade, pois é através dela que acontecem os diálogos entre as pessoas, sabemos que o homem é um ser social e deve conviver com seus semelhantes da melhor maneira. Para que isso três fatores são primordiais na comunicação interpessoal: domínio da fala, leitura e escrita. Não basta saber se expressar, é preciso ser capaz de aprender a interpretar o que os outros têm a dizer (saber escutar).

Quando feito da maneira certa, pode realmente transformar ideias em ações. Mas, para esse objetivo ser alcançado são necessário fluidez nos argumentos, diminuição das diferenças entre os interlocutores, tais como: diferenças culturais, de geração, de áreas de atuações (TI, comercial, marketing…) e até mesmo de línguas diferentes.  

Os chamados – ruídos de comunicação – interferem e muito no real objetivo do diálogo. Falamos, mas nunca sabemos se fomos compreendidos. Dentro do âmbito dos negócios para que a comunicação seja, de fato, assertiva é preciso desenvolver algumas habilidades, assim como se preocupar com os reais motivos pelos quais ela pode não ocorrer.

Para ser mais assertivo, você precisa ter uma boa compreensão sobre si mesmo, assim como uma forte crença no seu valor inerente e no que você representa para a sua equipe ou organização.

Não cometa o erro de assumir a responsabilidade sobre como as pessoas vão reagir à sua assertividade. Se eles, por exemplo, agirem de maneira agressiva ou ressentida com você, tente evitar responder da mesma forma.

Não tenha medo de se defender e confrontar pessoas que te desafiem. Você pode se permitir ficar nervoso! Mas se lembre de controlar suas emoções e continuar respeitoso em todos os momentos.

Lembre-se que a comunicação acontece não só por meios de palavras, mas também por gestos e expressões. Portanto, você precisa ajustar a sua linguagem não verbal com a sua fala. Por exemplo: falar firmemente, mas de cabeça baixa.

Tente sempre olhar nos olhos da outra pessoa, manter-se ereto e relaxar sua expressão facial. Além disso, é preciso estar atento para o volume e o tom de sua voz.

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Uma comunicação interpessoal forte é uma habilidade de vida que pode permitir que você:

– Conecte-se com pessoas e contatos com mais facilidade

– Mantenha um bom relacionamento com os outros

– Forneça liderança e segurança para aqueles ao seu redor

– Expresse suas necessidades de maneira eficaz

– Dê e receba apoio emocional e empatia

– Ter inteligência emocional para entender como as decisões afetarão os outros

– Saiba como “ler uma sala” quando estiver falando

– Dê e receba as informações de que você precisa para cada tarefa.

Saber se comunicar é uma das principais soft skills requisitadas no mercado de trabalho atual, pois influenciar no seu relacionamento tanto com os clientes quanto com seus colegas de trabalho. Por isso é tão valorizada.

Quando estiver frente a frente com o selecionador a procura de uma vaga, naquela empresa dos seus sonhos, as habilidades de boa comunicação pode ser o seu diferencial. São os chamados soft skills, são as habilidades comportamentais, elas são subjetivas e não são avaliadas de forma prática, mas por meios de entrevistas e dinâmicas de grupo, com o objetivo de mapear as habilidades comportamentais do candidato. É nessa hora que você pode se destacar. Pense nisso.

Conhecer quais são os estilos de comunicação e aprender a se comunicar de forma clara e objetiva será o seu diferencial. Também é essencial para minimizar conflitos, controlar seus sentimentos, ter suas necessidades atendidas da melhor forma e construir relações mais positivas na vida pessoal e no ambiente de trabalho. 

O fato de que o trabalho remoto está se tornando o novo normal para muitas organizações também levanta muitas questões sobre como adaptar as comunicações no local de trabalho a essa nova situação. 

Embora a comunicação interpessoal seja frequentemente considerada uma comunicação pessoal, todos sabemos que o trabalho remoto está remodelando completamente a forma como nossos funcionários se comunicam. 

Para se adaptar a esta nova tendência, os empregadores estão agora em busca de novas maneiras de manter sua força de trabalho conectada, engajada e bem-informada.

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Além disso, como muitos funcionários estão enfrentando uma grande sobrecarga de informações, os empregadores precisam entender que, quando se trata de comunicações internas, um tamanho não serve para todos.

Eles precisam ter um bom entendimento sobre como os canais de comunicação interna são usados e precisam ter o conhecimento sobre como tornar a comunicação mais personalizada com base na localização dos funcionários, idiomas falados, cargos e responsabilidades, bem como os interesses dos funcionários. 

O trabalho remoto pode ser mais eficiente quando há comunicação interpessoal forte. Pode ser desafiador, pois você não está fazendo interação física; entretanto, isso pode ser possível com o desenvolvimento adequado das relações interpessoais. 

Você pode desenvolver todas essas habilidades aprofundando-se mais no assunto fazendo nosso curso: Comunicação Interpessoal nos Negócios que está no site da Universidade Studio.

Por: Nancy Alcântara e Cássia Oliveira – palestrantes do curso “Estratégias de Comunicação Interpessoal nos Negócios”.

Saiba mais sobre o curso “Estratégias de Comunicação Interpessoal nos Negócios”.