Fusão de Farmácias

Com o crescimento acima dos 10%, o setor varejista de farmácias fechou o ano de 2018 com um faturamento de R$ 120 bilhões, segundo os dados do instituto de pesquisa IQVA.

“O mercado farmacêutico vem crescendo de forma sistemática na faixa de dois dígitos e muito acima do PIB, comparando 2017 com 2016 o aumento já tinha sido de 12,08%. Considerando que em 2018 o PIB brasileiro deve ficar em torno de 1% a 2%, o dado é realmente muito positivo e que esse mercado continua a ser promissor.” destaca Edison Tamascia, presidente da Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar).

É possível prever com certo grau de confiabilidade uma série de fatores que colaboram para o crescimento do setor de farmácias, não só no Brasil, como em toda a América Latina. Analisando o comportamento da população, fatores demográficos e as inovações da indústria farmacêutica, o futuro desse mercado é bastante promissor.

Farmácias tem grande demanda para 3ª Idade

Podemos destacar a demanda contratada pela população idosa como um dos fatores mais importantes. Na pirâmide etária brasileira, a participação dos idosos na população dobrará nos próximos 20 anos, saltando dos atuais 7% para 14%, o que provocará forte crescimento na procura por medicamentos e serviços oferecidos pelas farmácias.

Pessoas acima dos 60 anos de idade gastam até 10 vezes mais com medicamentos do que pessoas na faixa dos 20 anos. Isoladamente, o atendimento à essa demanda já garante que ao setor de farmácias a perspectiva para um crescimento de dois dígitos em suas vendas para os próximos anos.

Mas atualmente uma farmácia não pode se limitar apenas aos medicamentos. Ampliar a cartela de produtos e adicionar serviços que promovem a melhoria da qualidade de vida e do bem-estar de seus clientes é um diferencial neste mercado. Mais do que nunca, o empreendedor precisa ampliar as fronteiras dos produtos e serviços para garantir competitividade.

Continue a leitura desse artigo para entender melhor sobre como se destacar no setor de farmácias e como a fusão pode ser uma solução para atender às expectativas do mercado.

O que é preciso para se destacar no mercado de farmácias?

A legislação farmacêutica têm determinações sobre a estrutura necessária e exigências fiscais que precisam ser atendidas para que uma farmácia possa funcionar legalmente.

Confira a legislação farmacêutica pertinente ao negócio:

  • • Lei nº 5.991/1973
    • Lei nº 6.360/1974
    • Lei nº 6.368/1976
    • Lei nº 6.437/1977
    • Lei nº 9.782/1999
    • Lei nº 13.021/2014
    • ANVISA RDC nº44
    • ANVISA RDC nº96
    • ANVISA RDC nº 197 Dispõe sobre a atualização das medidas de controle e fiscalização das substâncias constantes das Listas da Portaria SVS/MS nº 344/98 e de suas atualizações, bem como os medicamentos que as contenham e dá outras providências.
    • ANVISA RDC nº 222 Procedimentos de petição e arrecadação junto à Anvisa
    • ANVISA RDC nº 238 Autorização de funcionamento junto à Anvisa
    • ANVISA RDC nº 328 Regulamento Técnico boas práticas de dispensação em farmácias e drogarias
    • ANVISA Instrução Normativa nº9
    • Resolução CFF 357 Regulamento Técnico das Boas Práticas de Farmácia
    • Resolução CFF 417 Código de Ética do Farmacêutico
    • Portaria SVS/MS nº344/98

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Crie um plano de negócios para farmácias

Um dos fatores mais importantes e determinantes para o sucesso do empreendimento é o plano de negócio. Com ele em mãos, o empreendedor consegue enxergar de forma clara e objetiva todos os fatores que influenciam no negócio, podendo assim fazer as escolhas e tomar decisões de forma estratégica.

Tão importante quanto os produtos e serviços, a escolha do local é determinante para o sucesso do negócio. Ao escolher o local do estabelecimento, a análise do mercado existente na região permite encontrar lacunas e brechas de demanda que não são atendidas pela concorrência. Modelando seus serviços para a comunidade local é possível se diferenciar das outras farmácias e garantir competitividade.

Os medicamentos são o produto principal de uma farmácia

Por isso, é preciso ter no estoque uma linha completa deles, compreendendo medicamentos de referência ou de marca, medicamentos genéricos ou bioequivalentes, medicamentos similares e os MIPs (Medicamentos com Isenção de Prescrição).

O diferencial está no investimento em variedade. Segundo o  ICTQ/Datafolha, só 16% da população vê a farmácia como estabelecimento de saúde. A maioria dos entrevistados tem a imagem das farmácias e drogarias como mini mercados, loja de cosméticos ou loja de conveniência.

O empreendedor que quer se destacar da concorrência deve oferecer um mix de produtos de boa qualidade e com preços atrativos. A venda de produtos de conveniência representam 33% das vendas nas farmácias. As mercadorias da linha de bem-estar, qualidade de vida, beleza e cuidados pessoais são essenciais para o aumento do faturamento neste negócio.

O empreendedor pode disponibilizar também serviços adicionais como aplicação de injeções, entregas à domicílio, palestras com especialistas para promover a saúde da comunidade local, entre outros atrativos.

Como podemos ver, não é uma tarefa fácil conseguir destaque no mercado de farmácias. O empreendedor precisa estar constantemente atento às exigências dos clientes para conseguir aumentar a fidelização e, consequentemente, o faturamento. Por isso, a fusão de empresas tem sido usada como forma de conquistar posições competitivas nesse mercado.

Crie parcerias para crescer. A fusão é uma opção a se pensar

Um fato comum é que, geralmente, farmácias pequenas tem dificuldade na manutenção de estoques grandes e pouca diversidade de produtos. Para conseguir bater de frente com as grandes redes, as farmácias independentes precisam se associar para ampliar o poder de compra e assegurar uma posição no mercado.

Com a fusão de empresas do ramo de farmácias, os empresários unem forças para ampliar seu domínio de mercado, aumentar a abrangência da marca e melhorar condições de atuação.

A fusão é uma operação em que se unem duas ou mais sociedades para formar uma sociedade nova. O processo de negociação pode ser realizado entre organizações ou pessoas físicas com o objetivo de transferir cotas sociais entre os envolvidos.

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A Studio Brokers possui experiência na intermediação na compra e venda de empresas de todos os segmentos, sendo pioneira no ramo de M&A (fusões e aquisições) para empresas de pequeno e médio porte. Confira abaixo os benefícios que a fusão pode oferecer para o ramo de farmácias:

  • Aumento da abrangência de marca

Com a união de dois (ou mais) públicos-alvo, há um ganho importante e completamente orgânico no alcance de público, aumentando as oportunidade de conversão em vendas e ajudando na robustez do negócio.

  • Aumento das receitas

Com mais capacidade de mercado e exposta a um público maior, a nova empresa tem mais oportunidades de negócio, gerando mais recursos para que o negócio continue se desenvolvendo.

  • Redução de custos

Como é necessário que haja uma completa reestruturação para que surja a nova empresa, os processos tendem a ser otimizados, os desperdícios são eliminados e, os gargalos, corrigidos. Como resultado, a nova empresa começa com uma estrutura mais enxuta, eficiente e com uma benéfica redução de custos.

  • Diminuição dos riscos de mercado

Com o mercado altamente competitivo, a fusão de empresas permite uma união de esforços. A nova empresa se torna muito mais robusta às diversas modificações do mercado e passa a ser mais forte do separadamente, antes da fusão. O resultado disso é que a nova empresa usa o know-how das duas empresas que existiam antes do processo para uma tomada de decisão mais estratégica, correndo menos riscos de mercado.

  • Melhores condições de atuação

Quando duas empresas se fundem, a terceira que se forma normalmente é maior do que as duas outras. Com melhores perspectivas de mercado e com os riscos reduzidos, a sua atuação também fica mais facilitada. Obter financiamentos, por exemplo, é mais fácil, já que há um volume maior de vendas e mais robustez por parte da empresa, que também é maior. Com isso, as duas empresas conseguem se livrar de possíveis dificuldades que estivessem limitando o seu crescimento de maneira geral.

A fusão de empresas é sinônimo de sinergia em busca de objetivos comuns

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Desde o valuation, passando pelas negociações, até a efetivação das operações societárias, a Studio Brokers está preparada para garantir a segurança e tranquilidade nas intermediações envolvendo compra, venda e aportes de capital. Usando a tecnologia para agilizar os procedimentos, a Studio Brokers conta um sistema próprio para realizar pareamentos entre empresas que pretendam realizar operações societárias, atendendo aos requisitos analisados pelo mercado de M&A.

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