A mídia social continua existindo. Desde o fim do icq, MSN e Orkut, temos sido reféns deles. Podemos dar um passo além e lembrar do chat do UOL. Sabemos que muitos jovens empresários nem devem saber o que são. Mas isso não é importante.

Com novas redes que trazem características inovadoras nos negócios, sua empresa não será eliminada. Se você é uma pequena ou média empresa, sabemos que contratar profissionais para produzir conteúdo e gerenciar páginas pode não ser viável pelo custo.

Por que estar nas redes sociais?

Por vários motivos. Você já ouviu esse ditado: quem não é visto, não é lembrado? Dessa forma, você pode criar sua própria conta, mesmo se seu negócio for voltado para um público de faixa etária mais alta. No entanto, novos usuários aparecem a cada ano, independentemente da idade.

Nas redes sociais, por meio de sua página, seus potenciais clientes podem entrar em contato com sua empresa. Seja através das notícias, por mensagens, seja acessando o link do site que fica disponível na biografia, junto com as informações principais.

Além disso, nas redes sociais, sua empresa pode:

  • divulgar novos produtos e serviços para seus clientes;
  • fazer tutoriais explicativos sobre seu modo de operação;
  • responder dúvidas e fazer interação com os seguidores da página;
  • gerar/criar um reconhecimento da sua marca.

Principais redes sociais para páginas empresariais?

O Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin são as redes mais populares no Brasil e oferecem gratuitamente perfis empresariais. Cada uma tem características diferentes e demandam conteúdo diferenciado, de acordo com o perfil do público, mas também da rede.

  • Facebook: É a rede social mais popular e usada no Brasil. Além de textos e fotos, é possível divulgar links direcionados para outros sites, como o da empresa, por exemplo. Virou uma febre no Brasil e no mundo. Tem mais de 2 bilhões de usuários no mundo. Pense como você poderia vender ou negociar para toda essa gente?
  • Instagram: Conteúdo curto e objetivo. Foco dessa rede social é a imagem publicada. Por isso, capriche nela. Ah, não esqueça sempre de incluir o crédito da imagem, caso ela não seja da empresa. A internet não é mais um território sem lei. Existem regras de direitos autorais e o Marco Civil da Internet que regula todo o tipo de conteúdo.
  • Youtube: Canal de vídeos que tem crescido muito no Brasil. Se sua empresa tem conteúdo suficiente e de boa qualidade, por que não investir nessa rede?
  • Linkedin: A rede mais usada no mundo corporativo, pois é focada em criar relacionamentos de empresas, executivos e colaboradores. É possível também anunciar vagas. Muitos colaboradores costumam ter perfis no Linkedin. Acima de tudo, ao incluírem que trabalham na sua empresa, podem linkar a página, proporcionando mais tráfego.
  • TikTok: Dependendo do seu negócio, o desafio para criar conteúdo para essa rede aparece. Essa nova onda cria vídeos rápidos, sem textos e já com áudios prontos aponta como nova queridinha dos mais jovens. O que nos resta a esperar até quando.

Fonte: Field Control