De acordo com informação divulgada pela Reuters, a multinacional norte-americana Chevron, comunicou recentemente que assinou um contrato para comprar a empresa de óleo e gás Noble Energy, de Houston, nos EUA. O negócio movimentou cerca de 5 bilhões de dólares e envolve somente ações.
Baseado nos valores de fechamento da Chevron em 17 de julho de 2020 e nos termos de contrato, os acionistas da Noble Energy receberão 0,1491 ações da Chevron para ação da Noble Energy.
Com a compra da Noble Energy, a petroleira garante reservas comprovadas e de baixo custo, além de recursos vantajosos e pouco explorados que aperfeiçoarão um portfólio upstream de óleo e gás já benéficos.
O valor total da companhia, incluso os débitos, da transação é de US$ 13 bilhões.
Michael Wirth, presidente e CEO da Chevron, destaca a organização financeira da empresa. “Nosso forte balanço e disciplina financeira nos dão a flexibilidade de sermos compradores de ativos de qualidade durantes esses tempos difíceis”.
A Noble Energy desloca ativos offshore de baixo capital e geração de caixa de em Israel, expandindo a condição da Chevron no Mediterrâneo Oriental. Além do mais, a companhia potencializa ativos não convencionais na bacia de Denver, no Colorado, e 92.000 acres entre o Texas e o Novo México, na bacia de Permian.
David Stover, presidente e CEO da Noble Energy, também fala sobre o negócio. “A combinação com a Chevron é uma oportunidade atraente para se juntar a um líder global diversificado e admirado em energia, com um balanço de primeira linha e fortes retornos para os acionistas”, revela.
Fonte: Reuters