Categoria(s) do post: Energia

Segundo levantamento divulgado pelo MME (Ministério de Minas e Energia), cerca de 85% da energia elétrica produzida no Brasil vem de fontes renováveis. A maior parte é produzida em usinas hidrelétricas, mas nos últimos anos, a geração de energia eólica, produzida pelo vento, e a solar vem ganhando destaques.  

Paro o diretor do Departamento de Informações e Estudos Energéticos do Ministério de Minas e Energia (MME), André Osório, “a matriz elétrica brasileira é uma das mais renováveis do mundo, com indicador mais de três vezes superior ao mundial”.

Ainda segundo o MME, esse movimento se deu pela combinação entre aumento da geração por meio de renováveis (biomassa e solar) e a redução do uso de fontes fosseis para a geração termelétrica.

Energia eólica

De acordo com dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a energia eólica hoje representa 10,9% da matriz elétrica brasileira e a expectativa é que chegue a 13,6% ao fim de 2025. Os maiores parques estão na região Nordeste.

Em julho, foram quatro recordes de geração eólica média e quatro de geração instantânea (pico). Segundo o ministério, em um único dia, a média inédita chegou a 11.399 MW, suficiente para abastecer a 102% da região Nordeste durante 24 horas.

Energia solar

A energia solar representa 2% da matriz elétrica do país, podendo atingir 2,9% até o fim de 2021, de acordo com a ONS. Nos últimos três anos, o crescimento da energia solar centralizada (gerada por grandes usinas) foi de 200%, enquanto que a solar distribuída (pequenas centrais de geração) passou de 2.000%. Segundo o Ministério de Minas e Energia, só em 2020, a capacidade instalada em energia solar fotovoltaica cresceu 62% no país em relação ao ano anterior.

Fonte: CNN.

Saiba aqui como o Grupo Studio pode ajudar a sua empresa!