Os enormes armazéns de produtos da Amazon, contam com um grande projeto logístico pensado para otimizar o espaço facilitando o transporte de paletes e busca de itens. Buscando mais eficiência nessas etapas, a empresa anunciou ontem, 22, o 1º modelo de robô autônomo usado em seus depósitos.
Chamado de “Proteus”, o dispositivo consegue erguer estruturas facilitando o transporte de centenas de objetos simultaneamente, processo que em depósitos menos avançados requer ação humana para deslocar os produtos pelos corredores do galpão realocando-os em outro local.
No caso do robô, todo o processo é feito automaticamente utilizando comandos enviados pelos técnicos logísticos da empresa, que à distância podem determinar quais paletes devem ser movidos e a seção de destino. O design e construção se assemelham aos robôs aspiradores de pó residenciais, mas com foco totalmente diferente.
Para isso, o Proteus utiliza informações coletadas por meio de uma série de sensores posicionados nas laterais do dispositivo que identificam obstáculos – como objetos ou pessoas, por exemplo – fazendo com que o robô desvie a rota de modo a não colidir com obstruções no caminho.
Conforme apresentado pela Amazon, o robô retorno sozinho para a base de carregamento quando não houver mais energia o suficiente para continuar o trabalho. Nesse caso, outros modelos entram em ação para prosseguir com o transporte de cargas pesadas pelo armazém da empresa.
Embora o Proteus seja o grande destaque da nova geração de robôs, a gigante do e-commerce também adotou outras tecnologias a fim de auxiliar no trabalho de seus colaboradores como o Cardinal, braço robótico desenvolvido para auxiliar em tarefas pesadas reduzindo o risco de lesão por esforço dos funcionários.
Saiba aqui como o Grupo Studio pode ajudar a sua empresa!
Conheça nossas soluções: