As holdings são empresas cuja atividade principal é deter participação acionária em uma ou mais empresas. Ou seja, ela detém a maioria das açções de outras empresas e controla sua administração e suas políticas.

Ao mesmo tempo, as empresas que estão abaixo deste “guarda-chuva” são chamadas de subsidiárias.

O objetivo principal de uma holding é a administração ou controle de uma ou mais empresas. É uma sociedade com ações ordinárias, que concedem o direito de voto em outra companhia, a fim de controlar suas políticas e realizar sua gestão.

Os ativos adquiridos e controlados podem ser ações, fundos de hedge, títulos, marcas registradas, imóveis, direitos autorais, patentes, etc.

Além disso, é a holding que toma as decisões que determinam a gestão das demais companhias, por ser sócia majoritária dos negócios.

Tipos de holdings:

  • Pura:  Seu objetivo é participar do capital de outras empresas.
  • Mista: Nesse caso, além de participar no capital de outras empresas, exerce alguma atividade empresarial.
  • Patrimonial: Sua função é preparar e antecipar a herança dos herdeiros e do cônjuge. Esse tipo de holding está centralizada no proprietário dos bens, que  transfere para a holding seus bens e direitos.
  • Administrativa: Tem o objetivo  de melhorar e otimizar o controle da empresa, já que a partir de sua constituição, é o negócio central que toma todas as decisões. Ou seja, uma das suas maiores vantagens é oferecer  uma administração profissional.
  • Holding de controle: O objetivo é deter o controle societário de uma ou mais empresas para assegurar a gestão sobre o próprio negócio.
  • Holding de participação: A participação nesse tipo de holding, é minoritária devido aos interesses particulares.
  • Holding familiar: O controle do patrimônio de uma ou mais pessoas da família fica sob responsabilidade dessa empresa.