A ABB e a Hydrogen Optimized assinaram um memorando de entendimento para explorar o desenvolvimento de sistemas de produção de hidrogênio verde em grande escala conectados à rede elétrica. O primeiro se concentrará na otimização do fornecimento de energia por meio de projetos envolvendo sistemas retificadores de alta potência, enquanto o outro buscará usar sua tecnologia de eletrólise de água em alta escala para produzir hidrogênio verde para aplicações limpas emergentes em indústrias, incluindo química, utilitários e transporte.

O acordo firmado entre as duas companhias define o escopo dos trabalhos e visa explorar a implantação do sistema de demonstração, assim como a preparação de um projeto de planta de 100 MW e estratégias de comercialização.

Em comunicado à imprensa afirmam que planejam provar que a tecnologia de eletrólise de água pode ser usada para desenvolver uma solução de produto integrada com base em um conceito de projeto de planta de módulo único de 100 MW. Os sistemas retificadores fornecem corrente DC na faixa de 5.000A a 550.000A, como unidades únicas ou múltiplas.

As aplicações que usam hidrogênio verde incluem fornecimento de combustível para transporte com emissão zero, produção de amônia e outras substâncias químicas com fontes não fósseis de hidrogênio e produção de metal verde com hidrogênio.

Fonte: Canal Energia