Existem muitas vantagens e oportunidades de melhora e crescimento para um negócio que adere à inovação aberta.

Esse modelo de inovação foi fundado em 2003 por Henry Chesbrough, professor da Universidade de Berkeley e ex-gestor em uma empresa de tecnologia no Vale do Silício. Ele observou que as empresas se beneficiavam muito mais e podiam encontrar novas formas de gerar lucros por meio da abertura e da colaboração, fomentando ideias, pensamentos, serviços e produtos que tendem a ser mais eficientes, com maior valor agregado e relevância para os clientes.

Para Chesbrough, a inovação aberta pressupõe que o conhecimento e boas soluções podem estar em qualquer lugar, tanto dentro como fora da empresa. Por isso, gestores e empresários devem manter os olhares abertos e estar disponíveis para aproveitar essas oportunidades de negócio.

Veja como a inovação aberta pode ajudar a sua empresa:

Favorece o networking e o contato com diferentes talentos

Nem todo empreendimento consegue ter em seu time todo tipo de profissional ou recursos suficientes para inovar. Com a inovação aberta e a consolidação das relações dentro e fora do negócio, empresas ampliam seu poder desruptivo e mantêm um fluxo efervescente de ideias.

Ao estreitar relacionamento com outras instituições e setores, as chances de entrar em contato com pessoas com competências e talentos múltiplos que podem contribuir de forma rica para o projeto é muito maior.

Além disso, esse intercâmbio de ideias é prolífico, uma vez que aumenta a percepção de novas soluções e nichos comerciais que não tinham sido até então explorados. Para startups, que geralmente têm uma equipe mais enxuta, essa manobra é de grande valia.

Reduz custos, tempo e riscos na produção de novos projetos

Outros fatores que limitam a inovação dentro de algumas empresas é a falta de recursos e tempo. Nesse ponto, a inovação aberta apresenta uma forma mais lucrativa e acelerada de inovar. Ao colaborar com outras instituições ou incorporar patentes ou soluções semiprontas de outros negócios, ganha-se tempo e economiza-se recursos e gastos com investimento.

Paralelamente, quando uma startup otimiza seus processos de criação com base nesse método, reduz-se também uma parcela dos riscos, caso algo aconteça de errado.

Fortalece o modelo de negócios

Em um mercado competitivo, instituições de todos os segmentos e portes parecem estar em uma verdadeira corrida para saber quem terá a próxima ideia de sucesso. Com a inovação aberta, a busca por conhecimento e novidades é feita de forma mais estruturada e estratégica, sem tropeços.

No mais, quando compartilha e absorve aprendizagens e experiências de outras fontes, a empresa permanece bem informada, pronta para agir de acordo com as mudanças do mercado e no caminho da inovação constante.

Empresas sempre investiram, de uma forma ou de outra, em pesquisa e desenvolvimento interno, o que é algo muito positivo. A proposta agora é fazer com que esse processo se torne mais dinâmico e menos limitado ou exclusivo.

A inovação aberta pressupõe o rompimento de barreiras e a circulação de ideias, garantindo que todas as partes envolvidas saiam ganhando e consigam concentrar suas energias em projetos mais inteligentes, econômicos e realmente relevantes para o seu público.