Entenda como funciona e como usar

Você sabia que um planner financeiro pode ser seu aliado na hora de organizar as finanças? É a oportunidade ideal para você começar a colocar suas contas em dia e aumentar o controle financeiro. Hoje vamos explicar o que é essa ferramenta, como funciona e ensinar você a montar seu próprio planner e se manter organizado. 

Qual a importância de controlar as finanças?

O Brasil é um dos países com as maiores taxas de inadimplência. Para se ter ideia, quase 63 milhões de pessoas estão endividadas atualmente, segundo o Mapa da Inadimplência no Brasil, estudo mais recente sobre endividamento realizado pela Serasa.

E o mais preocupante é que, mesmo com o alto índice de endividamento, muita gente ainda hoje não considera importante acompanhar e organizar a vida financeira. Ou seja, a possibilidade do número de endividados continuar a crescer é bem grande. Uma pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), de 2019, revelou que quase metade (47%) dos jovens brasileiros entre 18 e 24 anos não controla suas finanças pessoais.

Entre as principais justificativas, 19% afirmaram não saber como fazer o controle financeiro, 18% disseram sentir preguiça e outros 18% não têm o hábito ou disciplina de tomar conta do dinheiro.

A importância do planner financeiro se dá justamente na necessidade de contribuir para mudar este comportamento do consumidor. Ao criar o hábito de anotar tudo o que gasta, estabelecer metas de economia, listar objetivos financeiros, fica muito mais fácil aumentar a consciência e o controle das finanças, diminuir o consumo desenfreado e as chances de endividamento.

Como montar um planner financeiro

O mais importante no planner financeiro é o conteúdo, a organização das suas finanças. A ideia é que você foque mais no conteúdo, listando todos seus gastos, detalhando com muita atenção sua vida financeira. 

Como o planner tem uma visualização semanal, você pode anotar todos os dias, ao longo da semana, os gastos que teve e deixar no cantinho de observação a meta da semana que você não pode ultrapassar. 

Para realizar seus objetivos financeiros, que pode ser a aquisição de um bem que é um sonho, como um carro ou uma viagem, por exemplo, ou apenas conseguir sair das dívidas e honrar seus pagamentos.

Enfim, para sair das estatísticas das pessoas que não se preocupam com suas finanças e em melhorar de vida. Independência financeira não precisa ser um sonho distante. Pode e deve ser uma meta palpável e só depende de você dar o primeiro passo para isso. E a organização com a ajuda de um planner financeiro pode te ajudar muito nesse processo.

Planner financeiro é a única forma de organização?

Não! Se você é do tipo de pessoa que lida melhor com tecnologia, o mais indicado para você pode ser baixar uma planilha de organização financeira. É uma ferramenta muito prática e na internet você encontra diversos modelos disponíveis para baixar gratuitamente.

Com a planilha financeira você consegue lançar todos seus gastos fixos, uma previsão das variáveis, as entradas que tem todos os meses e ver de forma muito clara quanto “sobra” todos os meses – e até no ano – se você mantiver aquele planejamento sem imprevistos.

A ideia, assim como o planner financeiro, é organizar as contas. É necessário experimentar para ver qual forma de organização financeira você se adapta melhor. O mais importante é não deixar de dar esse passo. Controlar suas finanças e mudar sua história depende de você.