As 4 qualidades de um empreendedor que garantem o sucesso

 

Você sempre quis ter um negócio próprio, mas sempre acreditou que para isso é necessário ter um certo dom e que não possui as qualidades de um empreendedor. Esse tipo de pensamento é comum, mas não é verdadeiro.

Qualquer um pode abrir uma empresa se seguir os passos adequados, fazer pesquisas, ou seja, se dedicar a aperfeiçoar ou a aprender essas qualidades.

Quer descobrir quais são as principais características que você precisa para se tornar dono do próprio empreendimento? Então continue a leitura e confira!

1. Coragem

Ir contra todos e contra tudo exige muita coragem, mas o medo de tentar é algo muito pior do que ficar na incerteza. Esse medo pode fazer você perder oportunidades incríveis e impedir de ter sucesso na sua vida. Além disso, é preciso coragem não apenas para abrir um negócio, como também para mantê-lo.

Existem diversas tarefas que podem ser difíceis para um empreendedor cumprir. Por exemplo, dispensar um funcionário é algo do qual muitos fogem, mas tem que ser feito se for para o bem da empresa.

Outro medo é investir em algo que não oferece muita garantia, especialmente se o país está numa época de incertezas na economia. Faça todas as pesquisas que forem necessárias e procure seguir também a sua intuição.

2. Perseverança

Um negócio e uma reputação não se constroem da noite para o dia, e as dificuldades aparecerão não importa em que setor a sua empresa esteja. O mais importante é não se desesperar quando esses momentos chegarem e sempre focar na solução e não no problema.

Pense no tempo e no esforço que teve para erguer o seu empreendimento. Em momentos mais críticos, vale a pena investir em um profissional que seja especialista em resolver crises.

3. Foco

Muitas outras distrações aparecerão em meio a essa jornada do empreendedorismo, e você precisará dizer não a muitas delas. Sempre pense onde você quer estar daqui a 10 anos e mire todos os seus esforços para esse momento da sua vida. Como já dizia o Steve Jobs: “foco é dizer não”.

Isso também vale tanto para as distrações externas como para as internas que o seu negócio possui. Querer oferecer seus serviços para todo tipo de cliente e abarcar todas as áreas e especialidades não faz de você uma referência naquele assunto. Saiba qual é o seu público-alvo, crie as suas personas e foque em ofertar o melhor para elas.

4. Equilíbrio

Ter equilíbrio em tudo nas nossas vidas é essencial, pois o desequilíbrio de uma das áreas, afeta as outras. Por exemplo, se a sua vida familiar não vai bem, todo o seu estresse pode ir parar no trabalho, e você não conseguirá tomar decisões de forma clara.

Tenha atenção a tudo o que acontece na sua vida. Quando as coisas vão bem e você está em equilíbrio, a produtividade no trabalho aumenta, e melhores resultados acabam aparecendo. O início do empreendimento é sempre mais difícil pois há muito trabalho, e o retorno financeiro não é tão grande, mas acredite que todo o esforço será recompensado.

Você tem as qualidades de um empreendedor? Compartilhe este post com os seus amigos nas redes sociais e descubra se eles também têm!

Maria Júlia

Consultora de Expansão do Grupo Studio